A Seleção Brasileira Adulta Masculina volta à quadra em novembro, pela ‘janela’ das Eliminatórias para a AmeriCup – 2022, e o técnico Aleksandar Petrovic anunciou nesta sexta-feira (23 de outubro), os 16 convocados para os duelos contra Panamá e Paraguai, nos dias 27 e 28 de novembro (sexta-feira), em disputa que será realizada em formato de ‘bolha’ na cidade de Buenos Aires. Dos 16 chamados, 12 atletas serão selecionados para viajar a Argentina.

Na lista, destaque para o retorno do pivô Lucas Nogueira, o “Bebê”, recuperado de lesão e de volta ao basquete brasileiro para atuar pelo Fortaleza Basquete Cearense. Da última convocação, de fevereiro, retornam o jovem Guilherme Santos, Danilo Fuzaro, Yago Matheus, Georginho de Paula, Cauê Borges, Jhonatan Luz, Lucas Dias, Léo Demétrio, Rafael Mineiro e Dikembe Silva.

As novidades ficam por conta da volta de Alexey Borges, do Zopone/Gocil Bauru Basket, que já havia sido convocado por Petrovic anteriormente, mas se lesionou; de Pedro Nunes, do CR Flamengo, com passagem nas seleções de base, de Gabriel Jaú, também presença constante nas seleções de base; e de Lucas Mariano, do São Paulo FC, que inclusive já jogou a AmeriCup. Completa a lista Caio Pacheco, brasileiro que está inscrito no Draft da NBA.

Por questões de saúde, devido a pandemia da Covid-19, para esta ‘janela’ a convocação traz majoritariamente atletas que atuam no Brasil. A única exceção é o armador Caio Pacheco, do Bahía Basket, que apesar de atuar no exterior, terá seu deslocamento ainda mais facilitado por jogar na Argentina.

 

Cauê Borges ganhou mais uma chance com o técnico Petrovic / Foto: Marcelo Zambrana/FPB
Cauê Borges ganhou mais uma chance com o técnico Petrovic / Foto: Marcelo Zambrana/FPB

 

“Fizemos a opção por convocar desta vez atletas que atuam no Brasil, com exceção do Caio Pacheco, que já está na Argentina, onde vamos jogar. Fizemos isso para evitar riscos desnecessários para atletas que estão na NBA ou na Europa, evitando longos deslocamentos. Por isso, e apenas por isso, essa lista conta com atletas que jogam no Brasil e que, tenho certeza, têm totais condições de nos trazer duas vitórias contra Panamá e Paraguai”, explicou o técnico Aleksandar Petrovic.

A lista conta com 16 atletas, dos quais 12 serão selecionados para viajar a Argentina no dia 23 de novembro. Até lá, todos serão testados mais de uma vez por conta da Covid-19, seguindo todos os protocolos estabelecidos pela FIBA. E desde já, em seus clubes, seguirão com as medidas de segurança contra o contágio adotadas por todos. Nas próximas semanas, a FIBA irá detalhar toda a logística.

O primeiro jogo da Seleção Brasileira será no dia 27 de novembro, contra o Panamá, em horário e local ainda a serem divulgados. E retorna à quadra no dia 28, contra o Paraguai. O time volta para o Brasil no dia 29 de novembro.

A AmeriCup estava marcada para 2021 e foi reagendada para 2022 por conta da pandemia da Covid-19. Depois da janela em novembro, o Brasil faz mais duas partidas, em fevereiro de 2021, novamente contra Panamá e Paraguai. Os três primeiros de cada grupo se classificam para a AmeriCup.

Lista completa

Armadores: Yago Matheus (CR Flamengo), Georginho de Paula (São Paulo FC), Alexey Borges (Zopone Gocil/Bauru Basket) e Caio Pacheco (Bahía Basket-ARG)

Alas: Cauê Borges (Paulistano/Corpore), Jhonatan Luz (CR Flamengo), Gui Carvalho (Minas Tênis Clube), Danilo Fuzaro (Sesi Franca Basquete) e Pedro Nunes (CR Flamengo)

Alas/pivôs: Lucas Dias (Sesi Franca Basquete), Léo Demétrio (CR Flamengo) e Gabriel Jaú (Zopone Gocil/Bauru Basket)

Pivôs: Rafael Mineiro (CR Flamengo), Lucas Bebê (Fortaleza Basquete Cearense), Dikembe Silva (Zopone Gocil/Bauru Basket) e Lucas Mariano (São Paulo FC)

Fonte: CBB

Alexey Borges está de volta ao selecionado nacional / Foto: Victor Lira/Bauru Basket
Alexey Borges está de volta ao selecionado nacional / Foto: Victor Lira/Bauru Basket