O EC Pinheiros se reabilita no estadual, também com êxito fora de casa

O Paulistano/Corpe levou vantagem no duelo dos invictos ao derrotar o Sesi Franca Basquete, nesta quarta-feira (17 de agosto), por 69 a 67 (36 a 40 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedocão), em Franca (SP), na sequência da Fase de Classificação (Turno) do Campeonato Paulista Masculino 2022.

E foi um jogo extremamente disputado, com os dois times se alternando no comando do marcador. No primeiro tempo, cada equipe dominou um período, com o representante da capital levando vantagem no quarto inicial e a agremiação do interior reagindo prontamente no segundo e conseguindo a virada – 20 a 16 (primeiro quarto) e 16 a 24 (segundo quarto).

Foto: Marcos Limonti/Divulgação

Nos dois períodos finais mais emoção, uma vez que o panorama seguiu igual, só que desta vez com o Paulistano/Corpe sendo mais incisivo quando esteve na frente no terceiro quarto, graças a sua melhora defensiva, o que deu a chance de recuperar a liderança do marcador. Nos dez minutos derradeiros, a vantagem mínima do Sesi Franca Basquete não foi suficiente para causar nova mudança no placar e o alvirrubro manteve o 100% de aproveitamento na competição – 19 a 12 (terceiro quarto) e 14 a 15 (quarto final).

Os destaques foram Jhonatan Luz (16 pontos e 11 rebotes – double-double) e o norte-americano David Jackson (16 pontos, 04 rebotes e 04 assistências), pelo time da casa; Gui Abreu (19 pontos e 07 rebotes) e Victor Camilo (17 pontos e 09 rebotes), em favor do visitante.

“Foi uma vitória da superação pelo fato também de não termos jogado tão bem e, mesmo assim, conseguimos um resultado positivo importante, na casa do adversário, local que é muito difícil de jogar. Os jogadores tiveram a tranquilidade para entender e voltar para o segundo tempo defendendo melhor, tomando apenas 27 pontos nos dois quartos finais. Isso fez com que voltássemos a ter a confiança. Os atletas estão de parabéns por entenderem o que o jogo estava pedindo e por conquistarem uma vitória superimportante, mantendo a nossa sequência de vitórias na competição”, comentou o técnico Demétrius Ferraciú, do Paulistano/Corpe.

Com mais este resultado favorável, o Paulistano/Corpe se isolou na liderança do Campeonato Paulista Masculino 2022, somando agora seis vitórias. O Sesi Franca Basquete aparece na vice-liderança, com cinco vitórias e uma derrota.

O Sesi Franca Basquete buscará a recuperação enfrentando o SC Corinthians Paulista, na sexta-feira (19 de agosto), às 20h10 (de Brasília), atuando novamente no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP). Já o Paulistano/Corpe encara o São Paulo FC, no domingo (21 de agosto), às 11h (de Brasília), no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP).

No outro jogo da noite, o EC Pinheiros se reabilitou ao suplantar o Bauru Basket por 79 a 75 (38 a 33 no primeiro tempo), mesmo no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP). Este também foi um jogo de alternâncias e disputado, com o time da casa ficando na frente no quarto inicial e o visitante reagindo e assumindo a liderança do placar logo no segundo. Nos dois a mesma situação, com o representante do interior conseguindo vantagem no terceiro período e a agremiação da capital dando o troco nos dez minutos finais para reassumir o comando do placar e vencer nos domínios do rival – 19 a 21 (primeiro quarto), 19 a 12 (segundo quarto), 19 a 26 (terceiro quarto) e 22 a 16 (quarto final).

Foto: Fernando Sá/Divulgação

Os atletas mais efetivos foram o argentino Jonathan Machuca (26 pontos e 03 rebotes) e Danilo Fuzaro (17 pontos, 04 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas), pelo time da casa; o norte-americano Dominique Coleman (24 pontos, 04 rebotes e 05 assistências) e Felipe Ruivo (15 pontos, 04 rebotes e 08 assistências), em favor do visitante.

“Foi uma vitória muito boa, contra um adversário difícil, que vinha com a mesma campanha que a nossa. Além disso, é sempre difícil jogar em Bauru, que conta com apoio da torcida e pela forma que atuam. Não fizemos o nosso melhor jogo, mas conseguimos nos juntar e fazer tudo o que precisava. O Ruivo organizou bem o time, o Cauê fez umas bolas muito importantes e o Dikembe pegou todos os rebotes que dava. Nos unimos muito para marcar e conseguimos segurar o adversário para vencer o jogo”, relatou o lateral Rafael Munford, do EC Pinheiros.

“Resultado ruim. Precisávamos da vitória, ainda mais pelo fato de estarmos jogando em casa. Mas também precisamos entender o processo de evolução da equipe. Hoje, o Pinheiros tem muito mais conjunto. Nós ainda estamos começando um trabalho e inserindo peças novas. Amanhã já teremos o Emmitt (Holt) treinando conosco e não tenho dúvidas que iremos melhorar. Treino a treino e jogo a jogo com o esforço de todos nós, os resultados serão bem melhores lá na frente”, analisou Jorge Guerra, técnico do Bauru Basket.

Na classificação geral, o EC Pinheiros se isolou na terceira colocação, com quatro vitórias e uma derrota. O Bauru Basket aparece no quinto lugar, com três vitórias e duas derrotas.

O Bauru Basket buscará a recuperação contra o Basket Osasco, na sexta-feira (19 de agosto), às 18h (de Brasília), jogando mais uma vez no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP). O EC Pinheiros encara o Oscar/São José Basketball, no sábado (20 de agosto), ás 11h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP).