Recordista mundial de pontos já está no Hall da Fama de Naismith (EUA), no Hall da Fama da FIBA e no Hall da Fama do Basquete da Itália

Foto: Divulgação

Oscar Schmidt embarca na noite desta terça-feira (18 de outubro), para a Europa, onde participará da cerimônia de ingresso no Hall da Fama da FEB (Federação Espanhola de Basquete), que acontece nesta quinta-feira (20 de outubro), no Estádio de Cartuja, em Sevilla (Espanha). A iniciativa tem apoio do jornal ‘Ás’. O ‘Mão Santa’, recordista mundial de pontos (49.737), estará ao lado de nomes como José Calderón, Clifford Luyk, Blanca Ares, do técnico Aíto Garcia e muitos outros, entre os 19 eleitos para a classe 2022 da entidade na categoria Reconhecimento Internacional.

Antes da indicação para o Hall da Fama espanhol, Oscar já havia sido ‘empossado’ no Hall da Fama de Naismith (EUA), no Hall da Fama da FIBA (Federação Internacional de Basketball) e no Hall da Fama do Basquete da Itália.

Em sua passagem pelo basquete espanhol, Oscar atuou por duas temporadas com a camisa do Forum Valladolid, com média de 28.3 pontos e ostentou por anos o recorde de mais bolas de três em uma partida da Liga ACB (11 em 19 tentativas).

Os 19 homenageados de 2022 do Hall da Fama da FEB foram divididos em oito categorias:

* Categoria Ex-Jogadores: Clifford Luyk, Nino Buscató, José Manuel Calderón, Blanca Ares e Elisa Aguilar
* Categoria Treinadores: Lolo Sainz e Aíto García Reneses
* Categoria Árbitros: Francisco Monjas
* Categoria Colaboradores: Pedro Barthe (jornalista) e Jorge Guillén (médico e ex-jogador)
* Categoria Equipe dos Sonhos: Seleção Espanhola (medalha de prata olímpica em Los Angeles-1984)
* Categoria in Memoriam: Javier Imbroda, Raimundo Saporta, Ernesto Segura de Luna, Pilar Godia e Héctor Quiroga
* Categoria Reconhecimento Internacional: Oscar Schmidt
* Categoria Prêmios Extraordinários: Junta de Andalucía e Uliana Semenova

Em 2021, nomes como José Corbalán, Amaya Valdemoro, Juan Carlos Navarro e o lituano Arvydas Sabonis foram alguns dos homenageados.