Unifacisa, São Paulo FC, CR Flamengo e Pato Basquete obtiveram êxito na jornada válida pelo returno

Imagem: Divulgação/LNB
Imagem: Divulgação/LNB

O Novo Basquete Brasil (NBB) – 2021/2022 retornou nesta quarta-feira (02 de março), depois de um pequeno hiato por conta da ‘Data-FIBA’, com a realização de quatro jogos, válidos pelo returno da fase inicial. A Unifacisa, São Paulo FC e o CR Flamengo, que atuaram como mandantes venceram seus compromissos, assim como o Pato Basquete, que jogou fora dos seus domínios e também conquistou o resultado positivo.

A Unifacisa manteve o bom momento ao derrotar o Mogi das Cruzes Basquete, por 91 a 82 (51 a 50 no primeiro tempo), em jogo realizado na Arena Unifacisa, na cidade de Campina Grande (PB). O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio e vantagem mínima para o time da casa, com os ataques levando à melhor sobre as defesas. O terceiro quarto foi determinante para o resultado final, visto que a equipe paraibana foi amplamente superior e aumentou bem a sua vantagem. Nos dez minutos finais houve um equilíbrio maior, mas desta vez com o time visitante ligeiramente na frente, o que não alterou o panorama – 21 a 20 (primeiro quarto), 30 a 30 (segundo quarto), 19 a 09 (terceiro quarto) e 21 a 23 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Antonio Junior (21 pontos) e Jimmy Dreher (15 pontos e 05 rebotes), pelo time da casa; Fabrício Russo (15 pontos e 02 bloqueios), Douglas dos Santos (12 pontos e 03 rebotes) e Lucas Lacerda (12 pontos e 02 bolas recuperadas), em favor da equipe visitante.

Com este resultado, a Unifacisa ocupa a quinta posição na classificação geral, com 15 vitórias e oito derrotas. O Mogi das Cruzes Basquete aparece no 15º lugar, com oito vitórias e 17 derrotas.

“Estamos muito felizes com o resultado, o Mogi é uma equipe muito dura, sempre difícil de ser batida e hoje não foi diferente, fizemos um primeiro tempo muito equilibrado, cometemos alguns erros e perdemos a bola em algumas ocasiões, mas o importante é que mesmo com esses momentos de baixa nós conseguimos nos manter próximo do placar. No segundo tempo voltamos mais focados e conseguimos encaixar nossa defesa que contribuiu muito para que a gente impusesse nosso ritmo de jogo e felizmente saímos com mais uma vitória dentro de casa”, comentou o ala da Unifacisa, Antônio Jr.

O São Paulo FC bateu o Caxias do Sul Basquete, por 93 a 53 (45 a 20 no primeiro tempo), atuando no Ginásio Poliesportivo Dr. Antonio Leme Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP). O Tricolor foi senhor absoluto das ações nos dois lados da quadra e isso permitiu a abertura de uma longa vantagem já no primeiro tempo. No segundo tempo cada equipe dominou um período e o time da casa venceu sem sobressaltos – 25 a 12 (primeiro quarto), 20 a 08 (segundo quarto), 15 a 19 (terceiro quarto) e 33 a 14 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Bruno Cabloco (17 pontos, 10 rebotes e 03 bolas recuperadas – double-double), o norte-americano Tyrone Curnell (14 pontos e 03 rebotes) e Shamell Stallworth (14 pontos e 03 rebotes), pelo time da casa; Humberto da Silva (13 pontos e 05 rebotes) e Pedro da Silva (11 pontos e 03 bolas recuperadas), em favor da equipe visitante.

O São Paulo FC manteve o quarto lugar na classificação geral, com 16 vitórias e sete derrotas. O Caxias do Sul Basquete aparece no nono lugar, com 10 vitórias e 15 derrotas.

Já o CR Flamengo também usou bem o mando de quadra para suplantar ao Cerrado Basquete, por 69 a 63 (38 a 28 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ). O time carioca abriu o jogo em ritmo forte e conseguiu uma excelente vantagem no primeiro quarto e isso foi determinante para o resultado final, visto que a equipe brasiliense cresceu nos três períodos seguintes e baixou a diferença, mas sem conseguir a aproximação necessária para tentar algo maior – 29 a 13 (primeiro quarto), 09 a 15 (segundo quarto), 17 a 19 (terceiro quarto) e 14 a 16 (quarto final).

Os destaques foram JP Batista (19 pontos e 06 rebotes) e o argentino Franco Balbi (17 pontos, 05 rebotes e 04 assistências), pela equipe carioca; o norte-americano Kenny “Pequeno Notável” Dawkins (19 pontos e 04 rebotes) e o argentino Stefano Pierotti (10 pontos, 04 rebotes e 04 assistências), em favor da equipe brasiliense.

Com a vitória, o CR Flamengo segue na terceira colocação, com 18 vitórias e três derrotas. O Cerrado Basquete aparece no 14º lugar, com oito vitórias e 16 derrotas.

Por fim, o Pato Basquete derrotou o Fortaleza/Basquete, mesmo jogando no Centro de Formação Esportiva, em Fortaleza (CE), por 84 a 78 (35 a 32 no primeiro tempo). Foi um jogo de alternâncias, com o time da casa saindo na frente e o visitante se recuperando e levando vantagem nos dois períodos seguintes. Com isso, assumiu o comando do marcador e desgarrou um pouco. Os dez minutos finais foram eletrizantes, pois a equipe da casa tentou recuperação e chegou a encostar, mas o time visitante conseguiu se segurar na frente para ser o único a vencer fora nesta jornada – 15 a 23 (primeiro quarto), 17 a 12 (segundo quarto), 29 a 29 (terceiro quarto) e 23 a 23 (quarto final).

Os destaques foram o norte-americano Desmond Holloway (17 pontos e 08 rebotes) e Davi Rossetto (13 pontos), pela equipe cearense; o argentino Mateo Bolivar (19 pontos, 06 rebotes, 03 assistências e 02 bolas recuperadas) e Luiz “Gemadinha” Sacco (16 pontos e 02 bolas recuperadas), em favor do time paranaense.

Na classificação geral, o Pato Basquete aparece no 11º lugar, com nove vitórias e 15 derrotas. O Fortaleza/Basquete Cearense é o 12º colocado, com oito vitórias e 14 derrotas.

O returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2021/2022 prossegue nesta quinta-feira (03 de março), com o duelo isolado entre o líder Sesi Franca Basquete e o 123 Minas Tênis Clube, segundo colocado, às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP).