A NBA (National Basketball Association) anunciou na quinta-feira (28 de junho), a realização, pela segunda vez, do NBA Academy Games (Jogos NBA Academy) e do camp de jovens talentos que acontecem entre os dias 15 e 21 de julho, na NBA Global Academy, em Canberra (Austrália).

Uma série de jogos de exibição vai apresentar os jovens talentos das academias NBA na Austrália, China, Índia, México e Senegal, além de cinco equipes com os 50 principais atletas australianos, incluindo um time do Centro de Excelência de Basquete da Austrália. O evento será aberto aos membros de comissões técnicas de equipes da NBA e técnicos da NCAA.

Além dos jogos de exibição entre times das academias e equipes locais, a segunda edição do NBA Academy Games terá a presença de técnicos da NBA Academy comandando os jovens talentos em uma série de atividades dentro e fora de quadra, incluindo exercícios de aprimoramento e desenvolvimento de habilidades, seminários sobre o dia a dia, focado em vida saudável e boa forma, liderança e comunicação.

“Tem sido um ano incrível para o programa das academias NBA. Esse jovens, vindos das sete academias NBA, tem tido a oportunidade de viajar pela Europa e pelos EUA para disputar as principais competições, as duas primeiras turmas da NBA Academy estão verbalmente comprometidas com escolas da NCAA, e nossas academias estão recebendo diversos camps com as principais meninas de fora dos EUA. Estes segundos Jogos NBA Academy vão oferecer aos que competem novamente e aos novatos a oportunidade não só de jogarem, mas também de aprenderem uns com os outros”, afirmou Brooks Meek, vice-presidente da NBA de Operações Internacionais de Basquete e head de Basquete de Elite.

As academias NBA adotam uma filosofia de desenvolvimento completa dos atletas com foco em educação, liderança, saúde e bem-estar, incluindo a preocupação com moldagem de caráter e habilidades para o dia a dia para os principais destaques masculinos e femininos de fora dos EUA com a assinatura do programa de elite da NBA. A iniciativa oferece aos jovens talentos o treinamento e as instalações da NBA, ao mesmo tempo em que proporciona uma estrutura global para que possam alcançar o sucesso. Como parte do programa, os jogadores enfrentam as principais competições ao longo do ano com a oportunidade de serem selecionados para as disputas de jogos de exibição e torneios internacionais.

Desde outubro de 2016, foram inauguradas academias NBA em Canberra (Austrália), Jinan, Urumqi e Zhuji (China), Nova Delhi (Índia), Cidade do México (México) e Thies (Senegal).

O NBA Global Academy, um centro de treinamento de basquete de elite localizado no Centro de Excelência de Basquete da Austrália, no Instituto de Esportes Australiano (AIS), em Canberra, serve como um ponto central da NBA para jovens destaques meninos e meninas de fora dos Estados Unidos. O campus AIS em Canberra possui instalações de elite, apropriadas para esporte de alta performance e é referência nos campos de ciência do esporte, medicina esportiva e coaching. O AIS é líder mundial em alta performance e a principal bandeira da Comissão de Esportes Australianos, a agência de esportes do governo daquele país.