CBB vai seguir homenageando nomes importantes do basquete nacional em suas premiações

Imagem: Divulgação/CBB

O Campeonato Brasileiro Masculino – 2022 começa em 18 de fevereiro (sexta-feira) e um dos homenageados do ano será Oscar Schmidt. Ídolo do basquete mundial, o ex-jogador dará nome ao troféu que será entregue ao melhor jogador em quadra em cada uma das partidas e também o MVP do Final Four e do campeonato. No ano anterior, Wlamir Marques foi o homenageado.

Oscar é Hall da Fama da FIBA e integra o Basketball Hall of Fame, nos Estados Unidos. Campeão com o Brasil no Pan-americano de 1987, em Indianápolis, que completa 35 anos em 2022, Oscar é recordista mundial de pontos, com 49.737, recordista de pontos num jogo de Olimpíadas, com 55 diante da Espanha em 1988, e também o recordista de pontos em Olimpíadas, com 1.093.

Com a Seleção, Oscar jogou cinco Olimpíadas, foi três vezes campeão Sul-americano e também bronze no Mundial de 1978, nas Filipinas. Passou pela SE Palmeiras, EC Sírio, América FC-RJ, Juvecaserta-ITA, Pavia-ITA, Valladolid-ESP, SC Corinthians Paulista, Banco Bandeirantes/Barueri, Mackenzie/Barueri e CR Flamengo, sendo três vezes campeão brasileiro, Mundial Interclubes, Paulista e Carioca.

Oscar discorreu sobre a homenagem. “Quero agradecer ao meu amigo e presidente da CBB, Guy Peixoto Jr, e a CBB como um todo pelo reconhecimento e por levar o nome do troféu de MVP do Campeonato Brasileiro deste ano. Desejo sucesso ao campeonato e muita sorte a todos os atletas. Que seja um grande campeonato”, comentou.

Campeonato Brasileiro – 2022
Estarão na briga pelo título o Botafogo FR-RJ, Basket Osasco-SP, Praia Clube/Gabarito/Unimed-MG, Vila Nova/AEGB-GO, ADRM Maringá-PR, Basquete Brusque-SC, Coritiba Monster/Thalia-PR, Blumenau-SC, Clube de Campo de Tatuí-SP, Liga Sorocabana/PMS-SP, Memorial/FUPES/Santos-SP, Sodie/Mesquita/LSB-RJ, São José Basketball-SP e Araraquara-SP.

Assim como na última edição, as equipes serão divididas em duas conferências. A primeira terá Basquete Brusque, Blumenau, Araraquara, Clube de Campo de Tatuí, Liga Sorocabana/PMS, ADRM Maringá e Coritiba Monster/Thalia. Já a outra conferência terá Basket Osasco, São José Basketball, Memorial/FUPES/Santos, Botafogo FR, Vila Nova/AEGB e Praia Clube/Gabarito/Unimed. As sedes da primeira conferência serão Brusque (SC) e Blumenau (SC). E a segunda conferência terá como palco Osasco (SP) e São José dos Campos (SP).

Pelo formato de disputa, as equipes jogam dentro das suas conferências, em turno e returno, avançando depois para o playoff – quartas de final e, finalmente, ao Final Four, quando as quatro melhores equipes disputam as semifinais e a final em jogo único para definir o campeão. A sede do Final Four será definida posteriormente, através de critérios estabelecidos pela CBB e direção do Campeonato Brasileiro. A divulgação da tabela oficial será via site da CBB, em breve.

Mantendo as ações da última temporada, o Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022 irá homenagear figuras importantes do basquete brasileiro, ídolos que ajudaram a construir a história. O torneio também terá rígido protocolo sanitário contra a COVID-19 e cumprirá todas as solicitações e diretrizes das cidades que sediarão as etapas.