Baixada Santista agora tem uma nova campeã

A rodada final da Copa LBBS Adulta 2023 foi disputada no domingo (03 de setembro), no ginásio Poliesportivo Arthur Friedenreich (Arturzão), em Mongaguá (SP). Foram dois jogos: o primeiro definiu o terceiro colocado, enquanto o segundo apontou o grande campeão.

Na primeira partida, o Lions (Guarujá) garantiu a terceira colocação ao vencer o Tude Basketball (Praia Grande), por 53 a 43. A partida começou muito boa para os atletas do Tude, mas o forte ritmo do Lions impôs a virada no placar.

A grande final colocou novamente frente a frente as equipes das cidades vizinhas de Praia Grande e Mongaguá, partida que se tornou um clássico da Baixada Santista na última década. O Mongaguá/Shoppcril começou sentindo a responsabilidade da final em casa e o EC Praia Grande aproveitou para abrir vantagem nos primeiros minutos.

Foto: Divulgação/LBBS

Desta forma, o técnico mongaguaense, Fábio Roberto, parou o jogo com pedido de tempo e arrumou o fator psicológico da equipe de maneira que já ao término do primeiro quarto o placar era favorável ao time da casa (25 a 15).

Nos períodos seguintes, a vantagem subiu para a casa dos 20 pontos, mas no último quarto o representante de Praia Grande, comandado pelo experiente técnico Osvaldo Pinheiro, se recuperou e encaixou o jogo, vencendo o último quarto (15 a 25).

Embora a recuperação do selecionado praiagrandense o Mongaguá/Shoppcril garantiu a conquista do primeiro título adulto masculino da Baixada Santista para Mongaguá, ao vencer por 77 a 64.

Para Esdras Gouveia, presidente da LBBS, o basquete da Baixada Santista está em franca evolução. “Essa inédita conquista representa também o esforço da LBBS em difundir o basquetebol em todas as nove cidades da Baixada Santista. Nosso planejamento estratégico de longo prazo é para que todas cidades da Baixada tenham seus projetos desportivos da base ao adulto e não estamos longe disso”, relatou.

A Copa LBBS Adulta 2023 é uma competição oficial da Região Metropolitana da Baixada Santista, organizada pela Liga de Basketball da Baixada Santista (LBBS), que é uma Federação Regional filiada à Federação Paulista de Basketball (FPB).