O Mogi das Cruzes/Helbor avançou às semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2017/2018. Com um grande segundo tempo no ginásio Vasco da Gama, em Caxias do Sul (RS), o time paulista venceu o Jogo 04 contra Banrisul/Caxias Basquete, nesta segunda-feira (23 de abril), por 80 a 70, e fechou a série válida pelas quartas de final em 3 a 1.

O rival do Mogi nas semifinais será o Flamengo. Esta será a segunda vez em que as equipes se enfrentam nesta fase da competição. As datas dos jogos serão divulgadas no final desta semana pelo Departamento Técnico da LNB.

Depois de ver o Caxias dominar o primeiro tempo, o time paulista foi soberano na segunda metade da partida. Com seu ataque funcionando muito bem, graças ao desempenho do trio Larry, Shamell e Tyrone, a equipe rapidamente virou o jogo no início do terceiro quarto e ficou na liderança até o fim. Nos 20 minutos finais, o placar foi de 44 a 31 para os mogianos.

A vitória do Mogi teve grande parcela de contribuição de Larry, Shamell e Tyrone e o trio foi responsável por 35 dos 44 pontos da equipe no segundo tempo. Em sua melhor atuação na série, Shamell foi o cestinha do jogo, com 19 pontos, enquanto que Larry e Tyrone marcaram 17 e 14, respectivamente. Os jogadores ainda totalizaram juntos 22 rebotes e três assistências.

“Caxias fez uma grande série e nos dificultou muito. Hoje acho que a experiência pesou um pouco e conseguimos fazer um grande segundo tempo. Tivemos a chance de fechar a série em casa e falhamos, hoje não queríamos errar de novo”, disse Shamell.

Jimmy foi outro personagem para lá de importante para o time vencedor. Depois de zerar na partida anterior, o camisa 18 teve ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra (6/9) e marcou 16 pontos (dez no primeiro tempo).

Pelo lado do Caxias, o grande destaque ficou por conta de Alexandre Paranhos, autor de 18 pontos e oito rebotes. Com 15 pontos, cinco rebotes e quatro assistências, Alex Oliveira foi outro a ter boa atuação, assim como Cauê Borges, que marcou 14 pontos.

“Tínhamos chances reais de vencer, mas estávamos diante de um grande adversário, com jogadores de muita qualidade. E isso fez a diferença no fim. Os principais jogadores deles chamaram a responsabilidade e fizeram a diferença. Fizemos um bom jogo, assim como toda a série, mas infelizmente não conseguimos segurar eles no segundo tempo”, disse o comandante gaúcho Rodrigo Barbosa.

Paulistano e Solar Cearense fazem Jogo 04
Resta apenas uma vaga nas semifinais do NBB CAIXA, e ela ficará entre Paulistano/Corpore e Solar Cearense. Nesta quarta-feira (25 de abril), as duas equipes farão o Jogo 04 da série, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelos canais SporTV.

No momento, a série se encontra em 2 a 1 para o clube paulista, que pode cravar sua ida às semifinais, caso vença nesta quarta-feira (24 de abril). Já o Carcará precisa ganhar de qualquer maneira para evitar a eliminação e forçar a realização do Jogo 05, que se necessário acontecerá no sábado (28 de abril), em São Paulo (SP).

Cauê Borges anotou 15 pontos, mas não evitou o revés do Caxias / Foto: Diogo Sallaberry/LNB
Cauê Borges anotou 15 pontos, mas não evitou o revés do Caxias / Foto: Diogo Sallaberry/LNB