Em evento realizado no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos na manhã de sábado (07 de abril), os atletas do Mogi das Cruzes/Helbor apadrinharam as cidades que disputarão o Festival de Basquete TV Diário/Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê). O torneio Sub-15 terá equipes de oito municípios da região: Arujá, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Além dos meninos, dois times femininos também participarão da competição, que deve ser realizado no próximo semestre.

Por meio de sorteio, cada cidade foi apadrinhada por um atleta da equipe: Shamell Stallworth (Santa Isabel), Larry Taylor (Suzano), Jimmy Dreher (Salesópolis), Vithor Lersch (Mogi das Cruzes), Caio Torres (Itaquaquecetuba), Guilherme Filipin (Guarulhos), Wesley Sena (Poá), José Carlos (Arujá), Guilherme Lessa e Patrick Carioca (Suzano – feminino) e Tyrone Curnell e Fabricio Russo (Guarulhos – feminino).

“Estamos muito contentes em receber este evento. Queria agradecer aos jogadores e à equipe do Mogi das Cruzes/Helbor que dão a oportunidade para estes jovens, que, quem sabe, no futuro estejam em um time profissional. Vocês hoje estão na casa do Mogi Basquete e terão a oportunidade de jogar no mesmo local onde eles treinam e representam a cidade”, disse o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo.

Para o prefeito de Suzano e presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi, trazer o evento para Mogi das Cruzes com apadrinhamento do time de basquete vai incentivar ainda mais os jovens do Alto Tietê. “Será o primeiro torneio integrado do Condemat. É uma iniciativa de todos os municípios para promover a integração e o incentivo ao esporte para esses jovens da nossa a região, que já teve grandes palcos e hoje temos o de Mogi, onde o basquete é destaque na cidade e também na região e isso vai incentivar os jovens.”

O técnico Guerrinha destaca a importância de promover e incentivar o esporte para essas crianças, que são fãs da equipe e apaixonadas pelo basquete. “É fantástico ter um evento que reúne 11 cidades da região e, com certeza, a nossa equipe é idolatrada por muitas dessas crianças. Eles cumprimentavam a gente e diziam que nem iriam lavar as mãos hoje. Estavam muito felizes de estarem ao lado dos seus ídolos e isso é muito legal. A formação do esporte, no geral, inicia nesta fase. Nas escolas, nos clubes e daí que nós vamos abastecer não só com jogadores de nível, como dirigentes, patrocinadores e, principalmente, um torcedor educado por meio dos valores do esporte. Sabendo ganhar e perder.”

Já o ala Guilherme Filipin, que já desenvolve um trabalho com crianças e jovens, ressalta o valor que tem o trabalho de base na formação de futuros atletas e o que a equipe representa para esses meninos e meninas. “Se for possível fazer um campeonato anual em qualquer modalidade e fazer essa molecada treinar e jogar é muito importante. No país a defasagem é muito grande nas categorias de base e formação. Então, quanto mais pudermos incentivar, com certeza, nós vamos colher muitos frutos no futuro. O time da região é o Mogi das Cruzes/Helbor. Com certeza, 90% dessas crianças vêm nos jogos, tem uma camiseta e participam das atividades. Hoje eles vieram aqui também para ver os jogadores e tirar fotos. Eu sempre falo que nós somos vendedores de sonhos. Eles sonham e se espelham na gente. Então, nada melhor do que retribuir esse carinho para eles.”

O secretário de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães, destaca a representatividade que o time de basquete conquistou e representa para a região. “O nosso projeto, que inclui a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Associação Desportiva de Mogi das Cruzes, os patrocinadores, ultrapassou as fronteiras. Somos destaque nos cenários nacional e internacional, o segundo melhor time das Américas. Então, nada melhor do que dentro da nossa região, com 11 municípios com o Condemat, a gente ser referência e fazer o mesmo trabalho que a gente faz aqui em Mogi das Cruzes com a garotada da região. É um orgulho muito grande poder recebê-los aqui no nosso ginásio, assim como as autoridades presentes. Seremos sede deste torneio e a participação da nossa equipe é fundamental. Não faz sentido a gente ter uma equipe de alto rendimento e não ter esse envolvimento. Mais uma vez, estou muito feliz em fazer o nosso dever de casa”.

Shamell foi um dos jogadores presentes / Foto: Antonio Penedo/Mogi-Helbor
Shamell foi um dos jogadores presentes / Foto: Antonio Penedo/Mogi-Helbor