Bauru Basket vence e também se qualifica pela via rápida
O Minas Tênis Clube (MG) garantiu classificação ao playoff – semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) ao derrotar o CR Vasco da Gama (RJ), nesta quarta-feira (14 de maio), por 83 a 63 (43 a 42 no primeiro tempo), em jogo realizado na Arena UniBH, na cidade de Belo Horizonte (MG). Com este resultado, o representante mineiro fechou a série melhor-de-cinco do playoff – quartas-de-final em três a zero.
No primeiro tempo cada equipe comandou um período e o representante mineiro ficou ligeiramente na frente. Os dois quartos finais foram liderados pelo Minas Tênis Clube, que aumentou bem a vantagem para vencer a terceira e se qualificar – 23 a 17 (primeiro quarto), 20 a 25 (segundo quarto), 17 a 10 (terceiro quarto) e 23 a 11 (quarto final).

Os atletas mais efetivos do Minas Tênis Clube foram o norte-americano Jeremy Hollowell (18 pontos, 15 rebotes e 07 assistências – double-double), Rafael “Mineiro” Souza (13 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Alexandre Paranhos (13 pontos e 05 rebotes). Em favor do CR Vasco da Gama: Pedro Henrique Scheuer (16 pontos e 07 rebotes), o norte-americano Jamaal Smith (12 pontos e 03 assistências) e Marquinhos Sousa (12 pontos, 07 rebotes, 03 assistências e 04 bolas recuperadas).
“Estamos num momento muito bom. Conseguimos nos impor na série, fazer o que foi proposto e sair com a vitória nos três jogos. Vamos entrar na próxima série com muita confiança, muita moral, mas também temos que manter o nosso estilo de jogo, defender forte, igual fizemos nessa. Assim, vamos conseguir sair com o resultado esperado”, comemorou Wini Silva, do Minas.
“Tínhamos uma mentalidade no vestiário que era ‘só tínhamos uma chance, era um jogo de cada vez’. Entrei com essa mentalidade de tentar contribuir o máximo possível para, pelo menos, conseguir sair com a vitória. No decorrer do jogo não foi isso que aconteceu. Tentamos, lutamos e demos o máximo, não só eu como todo time deu o máximo, mas é mérito também do Minas que teve capacidade para impor o ritmo deles em cima de nós. Só ter orgulho desse time e de tudo que lutamos. Sabíamos do potencial deles, mas também do nosso. Infelizmente, não conseguimos impor o nosso jogo, mas acho que o aprendizado é gigantesco. Não só por conta de jogar contra um time forte, mas também de dentro do nosso time. Acho muita bagagem jogar ao lado de caras tão experientes, Marquinhos, Humberto, Basílio, Jamaal. Todos esses caras que já estão na estrada há muito tempo e tem muito para passar, muito para ensinar. Para mim, essa foi uma temporada totalmente positiva, eu pude aprender muito, pude para seguir em frente e levar isso agora para as próximas temporadas”, refletiu Paulo Scheuer, ala/pivô do CR Vasco da Gama.
O Bauru Basket (SP) também se garantiu na semifinal ao suplantar o São Paulo FC (SP), atuando no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), por 89 a 85 (50 a 52 no primeiro tempo). Desta maneira, o Dragão concluiu esta disputa com três vitórias e nenhuma derrota.

O primeiro tempo foi marcado pela vantagem dos ataques perante as defesas e equilibrado. Com isso, o São Paulo FC ficou ligeiramente na frente ao liderar o segundo quarto, depois da igualdade no primeiro. Na volta do intervalo, o Bauru Basket viveu o seu melhor momento e comandou as ações no terceiro período, assumindo a dianteira do placar e fugindo um pouco. Nos dez minutos finais, o Tricolor buscou a recuperação e até ficou na frente pela vantagem mínima, o que não foi suficiente para tentar a virada – 24 a 24 (primeiro quarto), 24 a 26 (segundo quarto), 26 a 28 (segundo quarto), 24 a 17 (terceiro quarto) e 15 a 16 (quarto final).
Os maiores pontuadores do Bauru Basket foram o norte-americano Dontrell Brite (34 pontos e 03 assistências) e Alex “Brabo” Garcia (18 pontos, 07 rebotes, 06 assistências e 05 bolas recuperadas). Pelo São Paulo FC: Paulo Lourenço (23 pontos, 11 rebotes e 03 assistências – double-double) e Ricardo “The Killer” Fischer (19 pontos, 04 rebotes e 12 assistências – double-double).
“Precisávamos conversar mais na defesa. Não estávamos falando muito um com o outro no primeiro tempo. No intervalo, conversamos e conseguimos ter na defesa o desempenho que nos trouxe até aqui. Vamos assistir aos jogos do Minas para ver os detalhes, onde podemos ter vantagem e ir lá ganhar os jogos que precisamos”, comentou o armador norte-americano Dontrell Brite, do Bauru.
A terceira rodada da série melhor-de-cinco do playoff – quartas-de-final tem sequência nesta quinta-feira (15 de maio), com a realização de dois jogos: CR Flamengo x SC Corinthians Paulista, às 18h30 (de Brasília), no ginásio Álvaro Vieira Lima (Tijuca TC), no Rio de Janeiro (RJ); Sesi Franca Basquete x EC Pinheiros, às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes, em Franca (SP).
De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias se classificam para o playoff – semifinal. Posteriormente, ocorre a série final.
O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).