Vice-líder Fortaleza/Basquete Cearense também vence

O líder Minas Tênis Clube-MG derrotou o São Paulo FC-SP, por 83 a 75 (51 a 40 no primeiro tempo), na noite desta quinta-feira (23 de novembro), mesmo atuando no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP), pelo turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024).

Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

O time mineiro ficou na frente nos três primeiros quartos, assumindo o comando do marcador e abrindo vantagem. O Tricolor cresceu no quarto final, ficou na frente, mas sem conseguir se aproximar – 30 a 24 (primeiro quarto), 21 a 16 (segundo quarto), 15 a 14 (terceiro quarto) e 17 a 21 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram o norte-americano Corderro Bennett (13 pontos e 03 assistências) e Ralfi Ansaloni (13 pontos e 05 rebotes), pelo São Paulo FC; o argentino Franco Baralle (18 pontos e 05 assistências) e Rafael Mineiro (13 pontos e 09 rebotes), em favor do Minas Tênis Clube.

“Fomos bem na defesa, tomamos apenas 75 pontos. Isso nos dá energia para, no ataque, encontrarmos os melhores chutes para o time, e qualquer um pode chutar, criar arremessos. Então acho que a principal virtude hoje foi a nossa defesa”, avaliou Franco Baralle, do Minas.

O Minas Tênis Clube lidera com sete vitórias e uma derrota. O São Paulo FC está posicionado no 14º lugar, com três vitórias e seis derrotas.

O vice-líder Fortaleza/Basquete Cearense-CE bateu o SC Corinthians Paulista-SP, por 78 a 65 (37 a 30 no primeiro tempo), jogando no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza (CE). O jogo foi equilibrado, mas o time da casa apareceu melhor em momentos importantes da partida e isso deu a liderança do placar para vencer atuando ao lado da sua torcida – 20 a 13 (primeiro quarto), 17 a 17 (segundo quarto), 24 a 17 (terceiro quarto) e 17 a 18 (quarto final).

Foto: Carlos Roosewelt/Fortaleza

Os máximos anotadores foram o norte-americano Dexter McClanahan (17 pontos e 03 rebotes) e Douglas Nunes (16 pontos e 07 rebotes), pelo Fortaleza/Basquete Cearense; o norte-americano Elyjah Clark (17 pontos e 02 bloqueios) e Daniel Onwenu (10 pontos e 04 rebotes), em favor do SC Corinthians Paulista.

O Fortaleza/Basquete Cearense é o vice-líder com sete vitórias e uma derrota. O SC Corinthians Paulista aparece no 13º lugar, com três vitórias e quatro derrotas.

O Coop São José Basketball-SP manteve o bom momento ao derrotar o Botafogo FR-RJ, por 96 a 72 (51 a 32 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Linneu de Moura, na cidade de São José dos Campos (SP). Depois da igualdade no quarto inicial, o time joseense ficou na frente nos dois períodos seguintes, liderando o marcador e abrindo vantagem. O Fogão ficou na frente no quarto final, mas sem conseguir mudar o panorama do jogo – 20 a 20 (primeiro quarto), 31 a 12 (segundo quarto), 25 a 16 (terceiro quarto) e 20 a 24 (quarto final).

Foto: Léo Lenzi/Agência NTZ

Os maiores pontuadores foram Douglas dos Santos (22 pontos e 06 rebotes) e o venezuelano Pedro Chourio (22 pontos e 05 assistências), pelo Coop São José Basketball; o norte-americano Jamaal Smith (16 pontos e 06 assistências) e Augusto (14 pontos e 06 rebotes), em favor do Botafogo FR.

O Coop São José Basketball ocupa a sétima colocação na classificação geral, com cinco vitórias e três derrotas. O Botafogo FR aparece no 17º lugar, com duas vitórias e nove derrotas.

A Unifacisa-PB venceu o EC Pinheiros-SP, na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB), por 85 a 78 (47 a 40 no primeiro tempo). O time paraibano comandou os três primeiros quartos e comandou o marcador e abriu vantagem. A equipe paulista cresceu no último período e baixou a indiferença, mas sem conseguir algo maior na parte final – 23 a 17 (primeiro quarto), 24 a 23 (segundo quarto), 22 a 14 (terceiro quarto) e 16 a 24 (quarto final).

Foto: Divulgação/Unifacisa

Os destaques foram o argentino Facundo Corvalan (18 pontos, 04 assistências e 04 bolas recuperadas) e o bahamense David Nesbitt (16 pontos e 07 rebotes), pela Uifacisa; Pedro Scheuer (15 pontos e 05 rebotes) e o argentino Federico Aguerre (14 pontos e 05 rebotes), em favor do EC Pinheiros.

“Esse era um jogo de recuperação para nós. Tivemos um ótimo início de temporada, vencendo partidas fora de casa e estreando com vitória na Arena, mas a sequência desses jogos foi um pouco dura para nós, perdemos jogadores importantes e acabamos com três derrotas seguidas, então precisávamos desse jogo para reencontrar o caminho das vitórias. Fizemos uma ótima partida hoje, dominamos a partida e tivemos uma boa defesa durante a maior parte do jogo, então é uma vitória para nos dar um pouco de tranquilidade, principalmente pela sequência de jogos que temos pela frente. Agora vamos buscar repetir a boa atuação contra o Corinthians e tentar levar o bom momento para os jogos fora de casa”, comentou o armador da Unifacisa, André Góes.

A Unifacisa está na nona colocação, com quatro vitórias e três derrotas. O EC Pinheiros aparece no 16º lugar, com duas vitórias e seis derrotas.

O CR Flamengo-RJ suplantou ao Mogi das Cruzes Basquete-SP, por 95 a 86 (46 a 52 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). O jogo teve dois tempos distintos, com a equipe da casa comandando as ações nos dois quartos iniciais e o visitante reagindo e assumindo o a liderança do placar nos dois finais – 20 a 22 (primeiro quarto), 26 a 30 (segundo quarto), 29 a 15 (terceiro quarto) e 20 a 19 (quarto final).

Foto: Suellen Ladessa/Mogi

Os destaques foram Lucas Lacerda (24 pontos e 06 assistências) e o norte-americano Chris Ware (18 pontos e 06 rebotes), pelo Mogi das Cruzes Basquete; o argentino Franco Balbi (19 pontos, 06 rebotes e 05 assistências), o húngaro Márkó Filipovity (16 pontos) e Didi Louzada (16 pontos), em favor do CR Flamengo.

O CR Flamengo ocupa o quarto lugar, com seis vitórias e duas derrotas. O Mogi das Cruzes Basquete está na 19ª colocação, com uma vitória e sete derrotas.

A competição tem sequência nesta sexta-feira (24 de novembro), com a realização de dois jogos, válidos pelo turno da fase inicial: Cerrado Basquete x BRB/Brasília, às 19h (de Brasília), no ginásio da ASCEB, em Brasília (DF); Sesi Franca Basquete x Caxias do Sul Basquete, às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP).

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).