CA Paulistano e SC Corinthians Paulista também vencem na rodada

O Minas Tênis Clube-MG se reabilitou no Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) ao derrotar o EC Pinheiros-SP, neste sábado (16 de dezembro), por 91 a 61 (53 a 36 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo, na sequência do turno da fase inicial.

Ciente da necessidade de se recuperar, o time mineiro ignorou o fato de atuar fora de casa e comandou as ações em todos os períodos. Desta forma, construiu uma vitória tranquila e merecida – 31 a 21 (primeiro quarto), 22 a 15 (segundo quarto), 22 a 13 (terceiro quarto) e 16 a 12 (quarto final).

Foto: Ricardo Bufolin/EC Pinheiros

Os maiores pontuadores foram Agapy Santos (17 pontos e 10 rebotes – double-double) e Jimmy Dreher (13 pontos), pelo EC Pinheiros; o argentino Franco Baralle (21 pontos e 03 assistências) e Renan Lenz (20 pontos e 07 rebotes), em favor do Minas Tênis Clube.

“Vitória muito importante. Nosso time se propôs a sair do momento ruim que a gente estava, voltar aos trilhos, voltar a ser quem a gente é. Conseguimos segurar o Pinheiros a apenas 61 pontos, mérito da nossa intensidade, da nossa defesa, do nosso comprometimento como grupo. Agora é manter isso para a sequência de competição”, comentou o pivô Renan Lenz, do Minas Tênis Clube.

“Tínhamos um plano bem definido, mas o time do Minas fez uma grande partida, méritos dele. Não perdemos a cabeça, tentando fazer o melhor, mas fomos superados por uma grande equipe que faz um bom campeonato”, explicou o técnico David Pelosini, do EC Pinheiros.

Na classificação geral, o Minas Tênis Clube segue na segunda colocação, com 11 vitórias e três derrotas. O EC Pinheiros aparece no 14º lugar, com cinco vitórias e oito derrotas.

O CA Paulistano-SP passou pelo BRB/Brasília-DF, por 91 a 69 (38 a 35 no primeiro tempo), mesmo jogando na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF). A equipe brasiliense conseguiu igualar as ações no segundo período, uma vez que nos demais o representante paulista ficou na frente e garantiu o placar a seu favor, conseguindo desgarrar para vencer fora de casa – 17 a 14 (primeiro quarto), 21 a 21 (segundo quarto), 32 a 14 (terceiro quarto) e 21 a 20 (quarto final).

Foto: Matheus Maranhão/Brasília

Os atletas mais efetivos foram o norte-americano Thomas Cooper (19 pontos, 04 rebotes e 05 assistências) e Paulo Lourenço (15 pontos e 03 rebotes), em favor do BRB/Brasília; Anderson Barbosa (19 pontos e 06 rebotes) e Lucas Doria (18 pontos e 07 rebotes), pelo CA Paulistano.

Com este resultado, o CA Paulistano ocupa o quinto lugar na classificação geral, com 10 vitórias e cinco derrotas. O BRB/Brasília é o 18º colocado, com três vitórias e 11 derrotas.

O SC Corinthians Paulista-SP deu sequência ao bom momento ao suplantar o Pato Basquete-PR, por 85 a 81 (32 a 40 no primeiro tempo), jogando no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP). O jogo foi movimentado e de alternâncias, com o primeiro quarto ficando igual e o time paranaense comandando as ações no segundo. A reação do SC Corinthians Paulista se deu no terceiro quarto, quando conseguiu brecar as principais ações ofensivas do adversário e atacou com mais eficiência, assumindo o comando do placar. O Pato Basquete tentou se recuperar e ficou ligeiramente na frente, mas sem conseguir mudar o panorama do jogo – 18 a 18 (primeiro quarto), 14 a 22 (segundo quarto), 29 a 16 (terceiro quarto) e 24 a 25 (quarto final).

Foto: Beto Miller/Corinthians

Os máximos anotadores foram Rafael Hettsheimeir (28 pontos e 05 rebotes) e o norte-americano Elyjah Clark (16 pontos e 04 assistências), pelo SC Corinthians Paulista; Gabriel Novaes (20 pontos, 06 rebotes e 04 assistências) e o venezuelano Jose Materan (17 pontos, 07 rebotes e 03 assistências), em favor do Pato Basquete.

O SC Corinthians Paulista está na 10ª posição, com seis vitórias e sete derrotas. O Pato Basquete é o 15º colocado, com cinco vitórias e nove derrotas.

A competição tem sequência na segunda-feira (18 de dezembro), com cinco partidas: Cerrado Basquete x CA Paulistano, às 19h, no ginásio da ASCEB, em Brasília (DF); CR Vasco da Gama x Unifacisa, às 20h, no ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ); Botafogo FR x Fortaleza/Basquete Cearense, às 20h, no ginásio Oscar Zelaya (General Severiano), no Rio de Janeiro (RJ); EC Pinheiros x Pato Basquete, às 20h, no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP); Mogi das Cruzes Basquete x Bauru Basket, às 20h, no ginásio Municipal, Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP) – todos no horário de Brasília (DF).

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).