Bauru Basket também prospera fora de casa

O Minas Tênis Clube (MG) saiu na frente na série melhor-de-cinco do playoff – quartas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) ao derrotar o CR Vasco da Gama (RJ), nesta sexta-feira (09 de maio), por 90 a 86 (39 a 40 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).

Foto: Mauricio Almeida/Vasco

O primeiro tempo foi de alternâncias, com time cruzmaltino fechando ligeiramente na frente. No retorno do intervalo, o Minas Tênis Clube ficou na frente, reassumindo a dianteira do placar, que não foi modificada com a igualdade no último período – 25 a 13 (primeiro quarto), 14 a 27 (segundo quarto), 25 a 20 (terceiro quarto) e 26 a 26 (quarto final).

Os maiores pontuadores do CR Vasco da Gama foram o norte-americano Jamaal Smith (19 pontos e 07 assistências) e Marquinhos Sousa (17 pontos, 05 rebotes e 03 assistências). Em favor do Minas Tênis Clube: os argentinos Franco Baralle (28 pontos, 04 rebotes e 03 assistências) e Juan Pablo Arengo (21 pontos, 07 rebotes e 04 assistências).

“Foi um jogo de muitas subidas e descidas. O primeiro quarto foi nosso, o segundo foi deles, mas mantivemos a calma e paciência nos segundos finais. Foi um jogão, tanto o Vasco quanto o Minas fizeram um ótimo jogo, mas foi o primeiro passo apenas. Ainda não ganhamos nada, não há nada o que comemorar, temos que descansar e jogar as próximas duas em casa”, ponderou o armador argentino Franco Baralle, do Minas Tênis Clube.

“Eles foram líderes do campeonato por um motivo, sabíamos que essa derrota poderia acontecer. Eles foram muito bem ofensivamente, não fomos tão bem defensivamente, tomamos 90 pontos. Não conseguimos diminuir a qualidade deles, principalmente dos argentinos. Temos que fazer ajustes para irmos melhor ainda”, lamentou o lateral Rafael Paulichi, do CR Vasco da Gama.

O segundo confronto desta série está marcado para segunda-feira (12 de maio), às 19h (de Brasília), na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG).

Foto: Rubens Chiri/São Paulo FC

No outro jogo, o Bauru Basket (SP) passou pelo São Paulo FC (SP), por 96 a 85 (46 a 41 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Poliesportivo Dr. Antonio Leme Nunes Galvão (MorumBis), em São Paulo (SP). O Tricolor saiu na frente no primeiro quarto, mas o Dragão reagiu logo no segundo e ficou na frente no final do primeiro tempo. Na volta do intervalo equilíbrio total no terceiro quarto. Já nos dez minutos finais, o Bauru Basket, contando com boas performances do norte-americano Dontrell Brite e Alex “Brabo” Garcia, aumentou o ritmo, comandou as ações para vencer fora de casa – 20 a 24 (primeiro quarto), 26 a 17 (segundo quarto), 19 a 19 (terceiro quarto) e 31 a 25 (quarto final).

Os máximos anotadores do São Paulo FC foram o norte-americano Corderro Bennett (16 pontos e 03 rebotes) e Paulo Lourenço (16 pontos e 03 rebotes). Pelo Bauru Basket: Alex “Brabo” Garcia (21 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e o norte-americano Dontrell Brite (20 pontos, 04 rebotes e 08 assistências).

“No primeiro tempo, conseguimos controlar depois que passamos na frente. No segundo tempo, funcionamos um pouquinho melhor na defesa, tivemos um ataque um pouco melhor. Conseguimos abrir uma certa vantagem que nos garantiu essa vitória”, afirmou o Brabo. “Agora são dois jogos em casa, mas é uma história diferente. Temos de entrar com a mesma vontade, com a mesma garra. Procurar melhorar ainda mais a nossa defesa”, completou o experiente atleta do Bauru Basket.

“Faltou energia e disciplina tática. Treinamos muito bem, sabíamos exatamente o que precisávamos fazer, mas não trouxemos a energia que precisávamos para um playoff desse tamanho. Acaba que ficamos um segundo atrasado defensivamente, é um time que está jogando super bem e aí são bolas fáceis. Tomamos muitas bolas fáceis, ficamos irritados e forçamos no ataque. Eles tiveram o mérito deles. Agora é estudar e pensar para o segundo jogo”, afirmou o armador Ricardo “The Killer” Fischer, do São Paulo FC, que fechou o jogo com um double-double: 11 pontos e 12 assistências.

A segunda partida desta disputa acontece na segunda-feira (12 de maio), às 19h30 (de Brasília), ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP).

Já a primeira rodada será complementada neste sábado (10 de maio), com dois jogos: SC Corinthians Paulista x CR Flamengo, às 11h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP); EC Pinheiros x Sesi Franca Basquete, às 15h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP).

De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias se classificam para o playoff – semifinal. Posteriormente, ocorre a série final.

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).