Luta pela classificação da Conferência Amaury Pasos está intensa

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

O segundo turno da fase inicial da Conferência Amaury Pasos, no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2022, foi aberta neste sábado (02 de abril), nos ginásios Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP), e Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP).

O Memorial/Fupes/Santos derrotou o Praia Clube/Gabarito, por 78 a 76 (70 a 70 no tempo normal e 43 a 38 no primeiro tempo), com muita emoção e equilíbrio, no tempo extra atuando no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva, em Osasco (SP). O primeiro tempo foi de alternâncias, com o time mineiro sendo ligeiramente melhor no quart inicial e a equipe paulista reagindo e crescendo de produção no segundo. Nos dois períodos finais, o time mineiro igualou as ações e definição do vencedor foi para a prorrogação. No prolongamento, o time santista foi ligeiramente melhor e garantiu o resultado positivo –

Os atletas mais efetivos foram Olintho “Dida” Silva (21 pontos e 25 rebotes – double-double) e Jean Lucas (19 pontos e 03 rebotes), pela equipe paulista; Patrick Vieira (27 pontos, 07 rebotes, 05 assistências e 05 bolas recuperadas) e Gabriel Emiliano (16 pontos e 06 rebotes), em favor da equipe mineira.

“Jogo muito difícil, decidido nos detalhes e de muito estudo das duas equipes. Sabíamos que o time deles ia muito bem na transição e nos rebotes, mas conseguimos anular esses pontos. Mais uma vez não conseguimos uma intensidade muito boa no terceiro quarto, como queríamos, mas tivemos a maturidade de fechar o jogo da maneira que precisava. Defendemos bem na prorrogação e tivemos o controle no final para garantir o resultado favorável, extremamente importante. Estamos cientes que não tem nada certo, mas essa vitória, a terceira seguida, foi boa para dar moral ao grupo”, comentou o técnico Daniel Leque, do Memorial/Fupes/Santos.

A AEGB/Vila Nova bateu o anfitrião Basket Osasco, por 67 a 61 (33 a 36 no primeiro tempo), jogando no mesmo local. Este também foi um jogo de alternâncias, com o time da casa levando vantagem no primeiro e terceiro quartos, enquanto o representante goiano foi melhor no segundo e quatro períodos. A grande diferença foi que o visitante conseguiu vantagens maiores quando esteve na frente e isso o levou ao comando do marcador para vencer – 15 a 19 (primeiro quarto), 18 a 17 (segundo quarto), 11 a 13 (terceiro quarto) e 23 a 12 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Alef Cesar (18 pontos, 06 rebotes e 03 bolas recuperadas) e Luiz Otavio “Chupeta” Vieira (14 pontos, 06 rebotes, 03 assistências e 04 bolas recuperadas), pelo time goiano; Igor Avelino (13 pontos e 07 rebotes) e Alexei Patrício (12 pontos e 06 rebotes), em favor da equipe paulista.

Foi uma partida equilibrada desde o começo, o time do Osasco esteve à frente quase o jogo todo, porém nosso time não abaixou a cabeça em nenhum momento e lutamos até o fim. No momento decisivo da partida conseguimos a virada e sair com a vitória. Um bom começo de returno, ainda mais contra um adversário que estava empatado conosco na tabela. Agora é focar nas próximas partidas e buscar sempre o resultado positivo, seguindo atrás da classificação para a próxima fase”, relatou o ala/armador Luiz Otavio “Chupeta” Vieira, do AEGB/Vila Nova.

“A gente não conseguiu capitalizar o jogo em casa, mesmo estando com uma vantagem de sete pontos no início do último quarto. É algum detalhe que estamos errando, mas vamos descansar hoje para buscar a reação no próximo jogo e aproveitar o apoio do nosso torcedor”, comentou o ala/armador Bruno Vianna, do Basket Osasco.

Complementando a jornada, o São José Basketball derrotou a Sodiê Salgados/Mesquita/LSB, por 87 a 72 (45 a 24 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP). O time da casa começou o jogo em ritmo forte e logo passou a comandar o placar, abrindo excelente vantagem no primeiro tempo. Na volta do intervalo, a equipe visitante cresceu e ficou em vantagem, mas o representante joseense voltou ao seu melhor ritmo no quarto final e confirmou o resultado positivo – 28 a 19 (primeiro quarto), 17 a 05 (segundo quarto), 15 a 24 (terceiro quarto) e 27 a 24 (quarto final).

Os destaques foram Dimitri Sousa (22 pontos e 03 assistências) e Abner Moreira (17 pontos e 11 rebotes – double-double), pelo time do Vale do Paraíba; Diego Gomes (15 pontos e 04 rebotes) e Roberto Ferreira (11 pontos e 08 rebotes), em favor da equipe carioca.

“Fizemos um excelente primeiro tempo. E quando um time não entra bem nos dois primeiros quartos, acaba entrando no terceiro de uma forma diferente. E obviamente, que o nosso adversário iria melhorar, mas nós também acabamos cometendo alguns erros em bolas fáceis e isso fez a diferença cair, mas a vantagem que impusemos no primeiro tempo nos manteve na frente”, analisou o armador Arthur Pecos, do São José Basketball.

A classificação de momento da Conferência Amaury Pasos é essa:

1º) Praia Clube/Gabarito (05 vitórias e 02 derrotas)
2º) São José Basketball (05 vitórias e 02 derrotas)
3º) AEGB/Vila Nova (04 vitórias e 03 derrotas)
4º) Memorial/Fupes/Santos (04 vitórias e 03 derrotas)
5º) Basket Osasco (03 vitórias e 04 derrotas)
6º) Sodiê Salgados/Mesquita/LSB (02 vitórias e 05 derrotas)
7º) Botafogo FR (01 vitória e 05 derrotas)

A segunda rodada do returno da fase inicial da Conferência Amaury Pasos será disputada neste domingo (03 de abril), com esses jogos: Praia Clube/Gabarito x AEGB/Vila Nova, às 17h, em Osasco (SP), Basket Osasco x Memorial/Fupes/Santos, às 19h15, em Osasco (SP), e Sodiê Salgados/Mesquita/LSB x Botafogo FR, às 19h30, em São José dos Campos (SP) – todos no horário de Brasília (DF).