FR/SEMELP Pindamonhangaba e Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí também vencem na rodada

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Memorial/Fupes/Bluemed/Santos manteve invencibilidade e a liderança isolada do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2022, a ‘Divisão de Acesso’, ao derrotar o América/Unirp/SMEL Rio Preto, nesta sexta-feira (28 de outubro), por 85 a 58 (45 a 28 no primeiro tempo), em jogo válido pelo returno da fase inicial, disputado no ginásio do Clube Monte Líbano, em São José do Rio Preto (SP). Foi o sétimo resultado positivo seguido.

A equipe santista começou melhor e ficou na frente nos dois períodos iniciais, comandando e placar e abrindo vantagem. Na volta do intervalo, o time rio-pretense ficou na frente e baixou a diferença, mas nos dez minutos finais, o Memorial/Fupes/Bluemed/Santos voltou ao seu melhor ritmo e ficou novamente na frente para vencer – 24 a 16 (primeiro quarto), 21 a 12 (segundo quarto), 12 a 18 (terceiro quarto) e 28 a 12 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Rodrigo Nascimento (16 pontos e 03 bolas recuperadas) e Jonathan Maciel (15 pontos e 03 rebotes), pelo América/Unirp/SMEL Rio Preto; Gabriel Oliveira (20 pontos e 08 rebotes) e Olintho “Dida” Silva (19 pontos e 08 rebotes), em favor do Memorial/Fupes/Bluemed/Santos.

“Foi a vitória da evolução do time, que vem crescendo a cada jogo. Essa foi uma semana de treinamento muito boa, tivemos a chegada do Gabriel e do Bruno, que estão somando bastante com o grupo. O time está encaixando e trabalhamos muito bem defensivamente neste jogo, assim como defensivamente. Desde o começo soubemos controlar os momentos, ou seja, corremos na hora que precisava e atuamos no 5×5 quando foi preciso. Foi a nossa melhor partida no campeonato até aqui”, analisou o técnico Daniel Leque, do Memorial/Fupes/Bluemed/Santos.

O FR/SEMELP Pindamonhangaba permaneceu na segunda colocação na classificação geral ao suplantar a Associação Atlética São Caetano, por 79 a 62 (47 a 24 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal Delenice Ribeiro, em São Caetano do Sul (SP). A equipe visitante foi melhor no primeiro tempo e abriu vantagem graças ao bom rendimento no segundo período, quando desgarrou. Nos dois quartos finais, o time da casa ficou na frente, mas sem conseguir tirar a diferença – 14 a 11 (primeiro quarto), 33 a 13 (segundo quarto), 15 a 16 (terceiro quarto) e 17 a 22 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Matheus Karalkovas (18 pontos, 06 assistências e 06 bolas recuperadas) e Luca Cali (13 pontos e 11 rebotes – double-double), pela Associação Atlética São Caetano; o cubano Darwin Valdes (21 pontos, 04 rebotes, 03 assistências e 04 bolas recuperadas) e Radamés Silva (17 pontos e 07 rebotes), em favor do FR/SEMELP Pindamonhangaba.

“Este bom desempenho está baseado, principalmente, na coesão do time, estamos crescendo como uma equipe bem sistêmica, pois cada jogador faz o seu papel e isso vem resultando num bom desempenho dentro da competição. Fomos crescendo, os atletas jovens foram madurando, que diz respeito ao time, falta ainda muito, mas eles foram entendendo as ideias e ganhando espaço”, comentou o técnico Armando Gonzales, do FR/SEMELP Pindamonhangaba.

E, complementando a jornada, o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí passou pelo Votorantim Basket, por 69 a 62 (39 a 32 no primeiro tempo), mesmo jogando no ginásio Municipal Aldovir Gori, em Votorantim (SP). A equipe visitante liderou os dois primeiros quartos e conseguiu desgarrar. No segundo tempo, o time da casa se apresentou bem e ficou na frente no terceiro quarto, mas o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí conseguiu brecar essa tentativa de recuperação, voltado ao seu melhor ritmo nos dez minutos finais – 22 a 16 (primeiro quarto), 17 a 16 (segundo quarto), 10 a 18 (terceiro quarto) e 20 a 12 (quarto final).

Os maiores pontuadores foram Gustavo Costa (15 pontos) e Wellington Mota (14 pontos e 08 rebotes), pelo Votorantim Basket; o norte-americano Darius Roy (19 pontos, 05 rebotes e 04 assistências) e Henrique Cerimelli (10 pontos, 03 rebotes e 03 bolas recuperadas), em favor do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí.

“Foi um jogo bem disputado, que começamos bem. Mas, no terceiro quarto tivemos uma instabilidade e o nosso adversário tirou a diferença e chegou a abrir seis, mas baixamos para um ponto no final deste período. Na sequência, trabalhamos e conseguimos recuperar, marcando bem e tomando boas decisões no ataque”, comentou o técnico William Drudi, do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí.

A classificação do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2022 é essa:

1º) Memorial/Fupes/Bluemed/Santos (07 vitórias)
2º) FR/SEMELP Pindamonhangaba (06 vitórias e 02 derrota)
3º) Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí (05 vitórias e 02 derrotas)
4º) América/Unirp/SMEL Rio Preto (01 vitória e 05 derrotas)
5º) Associação Atlética São Caetano (01 vitória e 06 derrotas)
6º) Votorantim Basket (01 vitória e 06 derrotas)

O returno da fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2022, a ‘Divisão de Acesso’, prossegue na quarta-feira (03 de novembro), às 20h (de Brasília), com o jogo isolado entre Memorial/Fupes/Bluemed/Santos e Associação Atlética São Caetano, na Arena Santos, na cidade de Santos (SP).