O tempo estimado de retorno é de seis a nove meses

Foto: Suelenn Ladessa/Mogi Basquete
Foto: Suelenn Ladessa/Mogi Basquete

O ala/pivô Luís Gruber desfalcará o Mogi das Cruzes Basquete pelo restante da temporada. O atleta sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e passará por cirurgia. O anúncio foi feito pelo departamento médico do clube após analisar os exames feitos na quinta-feira (16 de janeiro). O tempo estimado de retorno é de seis a nove meses.

Gruber se lesionou em um lance de ataque no segundo quarto do jogo contra o Quimsa pela Champions League, na quarta-feira (15 de janeiro), no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). Ele deixou a quadra e foi direto para a sala de fisioterapia dentro do Hugão para receber atendimento médico.

“Essa é uma das lesões mais comuns no esporte e tem uma incidência alta em modalidades de quadra, principalmente. Ela acontece justamente por entorses de joelho. É uma ruptura do ligamento cruzado anterior, que não cicatriza por si só e é preciso fazer a reconstrução do ligamento com enxerto. A previsão de afastamento é de seis a nove meses. Ele está com o joelho bastante inchado. Agora será feita uma fisioterapia pré-operatória e nas próximas semanas devemos fazer a cirurgia”, explica o médico Marcel Annichino, do Imot (Instituto Mogiano de Ortopedia e Traumatologia), que compõe o departamento médico do clube.

O ala/pivô vinha sendo um dos destaques da equipe na temporada, com médias de 16.1 pontos, 4.9 rebotes e eficiência de 14.5 no Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) e de 15.3 pontos e 5.5 rebotes na Champions League Américas. A boa fase do jogador com a camisa do Mogi Basquete fez com que ele fosse convocado no início deste mês para a Seleção Brasileira que disputará duas partidas das eliminatórias para a AmeriCup.

Lesionados
Gruber é o quarto lesionado do Mogi Basquete na temporada. A equipe não conta com o pivô João Pedro, que sofreu uma ruptura no tendão do bíceps do braço esquerdo no dia 10 de outubro, e com o armador Alexey Borges, com uma lesão no menisco do joelho esquerdo. Ambos se recuperam bem e já fazem trabalho de quadra, mas ainda não têm datas de retornos definidas. Outro que ficou fora por 40 dias foi o armador Fúlvio Chiantia, que sofreu uma entorse no pé esquerdo e retornou à equipe no jogo dessa quarta.

Champions
Sem Gruber, o grupo viaja para a Argentina nesta sexta para a sequência da série de quartas de final contra o Quimsa pela Champions League. O segundo jogo será no domingo (19 de janeiro) e o terceiro, se necessário, ocorre na terça (21 de janeiro), ambos às 22h (de Brasília).