Temática: “Uma proposta de Ensino-Aprendizagem- Treinamento ao desenvolvimento esportivo de atletas”

Cristal Rocha / Foto: Divulgação

Essa história é bem interessante, eu já tinha vontade de escrever um livro sobre o Basquete 3×3. E um certo dia, no curso de pós-graduação em Esporte de Alto Rendimento, na Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico (COB), estava no intervalo das aulas dentro do Maria Lenk, normalmente ficávamos na beira da piscina conversando. Sentei e fiquei conversando com meu amigo Douglas Taborda e falei sobre meu o sonho de escrever um livro, mas não sabia organizar e tirar do papel. E, como ele já tinha experiência e escrito diversas obras, me deu uma luz e daí começamos a construir essa ideia juntos, já que também ele havia me dito que gostaria muito de escrever essa obra e contribuir para modalidade, professores, treinadores e atletas.

O Intuito do livro é contribuir e dar suporte aos treinadores no processo de formação, desenvolvimento e alto rendimento de atletas, porque apesar de ter os mesmos fundamentos do Basquete 5×5, o Basquete 3×3 é completamente diferente nas estratégias de treinos, jogos, meios e conceitos, pois é uma modalidade dinâmica. A preparação física, técnica e tática necessitam estar harmoniosamente organizadas.

Elaboramos uma obra que identifica, relaciona, interage e converge conhecimentos científicos relacionados aos processos de desenvolvimento cognitivo-motor, maturação biológica, iniciação esportiva e formação esportiva multilateral, além de apresentar, elementos didático-pedagógicos sobre “Como Ensinar”? (Douglas Taborda)

 

Douglas Taborda / Foto: Divulgação

 

O livro busca orientar e direcionar, além de dar suporte aos treinadores, já que ainda temos poucas informações sobre o tema. É a primeira no Brasil que aborda sobre essa temática.

O Douglas Taborda e eu, organizadores da obra, os especialistas na modalidade, no entanto tivemos a contribuição de autores nacionais e internacionais bem-conceituados, como: Pablo Juan Grego, Layla Maria Campos Aburachid, Juan Carlos Pérez Morales, Gilberto Moreira Praça e Schelyne Ribas que contribuíram em capítulos do livro.

O prefácio foi escrito por Matic Vidic, treinador e coordenador da Federação de Basquete da Eslovênia, um dos precursores treinadores chancelado pela FIBA3x3, aplicando palestras e clínicas pelo mundo. E inclusive foi indicado pela FIBA3x3 para contribuir no curso de pós-graduação, o único já realizado no mundo na modalidade Basquete 3×3, na Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico do Brasil do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Este é um momento muito especial, já que estou presente desde o início da modalidade, primeiro como atleta e agora como treinadora. O livro também representa mais um capítulo da evolução do 3×3, que já chegou aos Jogos Olímpicos.

O Douglas e eu estamos muito felizes com o resultado e por poder contribuir um pouco mais com a modalidade, que só cresce a cada ano.

por: Cristal Rocha