Vice-líder Fortaleza/Basquete Cearense e Botafogo FR também levam vantagem em seus compromissos

O Minas Tênis Clube-MG manteve a liderança do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024), ao derrotar a Unifacisa-PB, nesta quarta-feira (29 de novembro), por 85 a 82 (43 a 37 no primeiro tempo), atuando na UniBH, em Belo Horizonte (MG), na sequência do turno da fase inicial.

O jogo foi de alternâncias, com as duas equipes se alternando no comando do marcador e o time mineiro conseguindo uma vantagem melhor quando esteve na frente. Isso deu a chance de o Minas Tênis Clube ficar na liderança do placar para vencer mais uma – 23 a 15 (primeiro quarto), 20 a 22 (segundo quarto), 12 a 20 (terceiro quarto) e 30 a 25 (quarto final).

Foto: Hedgard Moraes/MTC

Os maiores pontuadores foram o argentino Luciano “Chuzito” Gonzalez (19 pontos, 06 rebotes e 06 assistências) e Felipe Vezaro (16 pontos e 03 rebotes), pelo Minas Tênis Clube; o argentino Facundo Corvalan (16 pontos e 04 assistências) e o norte-americano Trevor Gaskins (15 pontos e 03 rebotes), em favor da Unifacisa.

“Uma partida dura, onde a Unifacisa nos trouxe bastante dificuldade. Eles cresceram no jogo no segundo tempo, mas o basquete é isso, sempre estarmos preparados. Ali no final o time estava precisando e eu apareci com bolas de três e conseguimos levar a partida, que é muito importante para a sequência do campeonato, nos mantém na liderança e nos dá ainda mais confiança para buscar mais uma vitória na sexta-feira”, avaliou o ala Felipe Vezaro, do time mineiro.

“Acredito que jogamos muito bem, o Minas é uma equipe muito forte e com jogadores de qualidade, não à toa são os líderes do campeonato, então fazer um jogo tão acirrado contra eles é um indicativo de que estamos no caminho certo. Claro que gostaríamos de ter saído com a vitória, sabemos que temos pontos a melhorar, cometemos alguns erros bobos e em jogos assim são esses erros que acabam nos custando o resultado que queríamos. A vitória não veio, mas mostramos que temos basquete para disputar contra as equipes do topo da tabela e é isto que vamos buscar demonstrar nos próximos desafios”, comentou o armador argentino da Unifacisa, Facundo Corvalan.

O Minas Tênis Clube lidera com nove vitórias e uma derrota. A Unifacisa aparece no oitavo lugar, com cinco vitórias e quatro derrotas.

O Fortaleza/Basquete Cearense-CE superou o Pato Basquete-PR, por 76 a 75 (36 a 31 no primeiro tempo), mesmo jogando no ginásio do Sesi, em Pato Branco (SP). O time cearense, demonstrando um grande vigor físico, foi melhor nos três primeiros quartos e conseguiu desgarrar, além de liderar o marcador. Nos dez minutos finais, a equipe paranaense buscou a recuperação e quase conseguiu, pois, o Fortaleza/Basquete Cearense se manteve na frente pela vantagem mínima, mantendo o momento favorável na competição – 17 a 15 (primeiro quarto), 19 a 16 (segundo quarto), 20 a 17 (terceiro quarto) e 20 a 27 (quarto final).

Foto: Maurício Moreira/Pato

Os atletas mais efetivos foram Gabriel Novaes (18 pontos e 07 rebotes) e Du Sommer (17 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), pelo Pato Basquete; Douglas Nunes (13 pontos e 07 rebotes) e o norte-americano Dexter McClanahan (11 pontos e 05 assistências), em favor do Fortaleza/Basquete Cearense.

O Fortaleza/Basquete Cearense aparece na vice-liderança, com oito vitórias e uma derrota. O Pato Basquete ocupa o 10º lugar, com cinco vitórias e sete derrotas.

O Botafogo FR-RJ bateu o Bauru Basket-SP, por 83 a 80 (44 a 46 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Oscar Zelaya (General Severiano), no Rio de Janeiro (RJ). No primeiro tempo, cada equipe comandou um período e o representante paulista ficou na frente. Já nos dois quartos finais, novas alternâncias, com o Fogão segurando a liderança do marcador até o fim – 22 a 14 (primeiro quarto), 22 a 32 (segundo quarto), 22 a 14 (terceiro quarto) e 17 a 20 (quarto final).

Foto: Wallace Lima/BFR

Os cestinhas foram o norte-americano Isaac Thornton (23 pontos) e Patrick Vieira (17 pontos), pelo Botafogo FR; o norte-americano Larry Taylor (15 pontos), Alex “Brabo” Garcia (15 pontos) e Anderson Rodrigues (15 pontos), em favor do Bauru Basket.

“Enfrentamos uma equipe muito bem preparada e com jogadores experientes, mas a nossa defesa foi bem eficiente hoje, apesar de termos sofrido 80 pontos. Estamos crescendo na competição como time. Os jogadores foram muitos disciplinados taticamente, tanto na defesa como no ataque”, analisou o técnico Miguel Palmier, do Botafogo FR.

O Botafogo FR aparece na 16ª colocação, com três vitórias e nove derrotas. O Bauru Basket ocupa o nono lugar, com seis vitórias e seis derrotas.

O campeonato tem sequência nesta quinta-feira (30 de novembro), com a realização quatro jogos, válidos pelo turno da fase inicial: BRB/Brasília x Mogi das Cruzes Basquete, às 17h (de Brasília), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF); SC Corinthians Paulista x EC Pinheiros, às 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP); Caxias do Sul Basquete x CA Paulistano, às 20h (de Brasília), no ginásio do Sesi, em Caxias do Sul (RS); EC União Corinthians x São Paulo FC, às 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), em Santa Cruz do Sul (RS).

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).