O festival contará com 22 equipes e mais de 300 atletas

Imagem: Divulgação/LBC
Imagem: Divulgação/LBC

A Liga Regional de Basquete Centro Oeste Paulista (LBC) completou, no dia 06 de novembro (quarta-feira), 20 anos de sua fundação e, para comemorar, realizará no dia 1º de dezembro (domingo), um Festival Masculino para atletas iniciantes, de até 12 anos de idade. O festival contará com 22 equipes e mais de 300 atletas para um dia de festa e basquete.

“O objetivo é reunir as equipes e atletas que estão em fase de iniciação na modalidade, dando uma meta para que eles continuem seus treinamentos e tenham objetivos dentro do basquete. O desenvolvimento das categorias de base do basquete é o principal foco de trabalho da LBC, que visa o fortalecimento da região através do desenvolvimento dos jogadores”, explicou Priscila Dorigo, presidente da Liga Regional de Basquete Centro Oeste Paulista (LBC).

“Com este festival, que é comemorativo de aniversário de 20 anos, traremos a lembrança da fundação, pois o Festival será realizado na casa que acolheu a LBC e toda sua fundação, a Associação Luso Brasileira de Bauru; na época esta agremiação sediou o primeiro Festival da LBC, bem como ajudou na realização do Curso de Formação de Oficiais de Quadra e Mesa. Posteriormente, realizou o Festival de Formação dos Oficiais, surgindo então a LBC”, acrescentou Dorigo.

Desde então, a Liga Regional de Basquete Centro Oeste Paulista realiza campeonatos anualmente e ininterruptos, do sub-11 até adulto, nos naipes masculino e feminino. A partir dos seus campeonatos, o desenvolvimento das categorias de base e dos atletas deu muitos frutos para o basquete nacional e internacional, como exemplo: Nenê Hilário, Raulziho Neto, Isaac Rafael, Pedro Teruel, Gui Deodato, Renato Carbonari, Gabriel Jaú, Gui Bento, Lucas Dias, Yago Mateus e Larissa Machado entre muitos outros.

Além disso, no primeiro curso da LBC, que foi ministrado pelo hoje gerente de arbitragem da FIBA América, Geraldo Miguel Fontana, e pelo renomado e histórico árbitro internacional, Antonio Carlos Affini, a entidade formou a hoje árbitra internacional, Andréia Regina da Silva, primeira mulher com e licença FIBA Black no mundo.

“Os 20 anos da LBC contam muitas histórias no basquete nacional e internacional, por isso, temos muito orgulho dos frutos que colhemos dentro dos nossos esforços e dos nossos campeonatos”, comentou Priscila.

Dentro destas comemorações, a Liga Regional de Basquete Centro Oeste Paulista lançará o projeto Mini Árbitros, que contará com o apoio e parceria da Associação Nacional de Árbitros e Oficiais de Mesa do Basquetebol (ARBBRA). “A iniciativa visa criar o interesse na arbitragem de basquete nos atletas das categorias acima, dando a possibilidade de aprender através do ensinar. É um projeto que envolve os atletas no único objetivo que é o basquetebol”, explicou André Luiz de Almeida, presidente da ARBBRA.

Para a realização deste dia festivo, a LBC contará com o apoio da Associação Luso Brasileira de Bauru, que está fornecendo todo o espaço e sua excelente estrutura, com duas quadras e espaço para as crianças passarem um dia de festa confortavelmente e em segurança. Além disso, a LBC conta também com a parceria do Bauru Basket.

O evento terá também o apoio da APIS (Associação de Promoção a Inclusão Social), Massas Mezzani, Secretaria Municipal de Esportes de Bauru, ARBBRA, Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (SEET) e Federação Paulista de Basketball (FPB).

Programação

08h30: Minicongresso técnico
9h00: Início dos jogos
11h30: Abertura Oficial
• Alinhamento das equipes na quadra principal
• Hino Nacional
• Palavra dos convidados
• Saída das equipes
12h30: Continuação dos jogos
17h00: Finalização do festival, entrega das medalhas e encerramento com todas as equipes em quadra