Ex-jogadora e treinadora, que fez muito em prol do basquete feminino, dará nome ao troféu a ser entregue ao melhor técnico

Uma das maiores jogadoras que o Brasil conheceu e também entre as maiores técnicas da história do basquete brasileiro, ‘Laís Elena Aranha da Silva’, será uma das homenageadas no Campeonato Brasileiro Feminino de Aspirantes 2022. A ex-jogadora, ex-técnica e dirigente do basquete andreense, que faleceu em 2019, dará nome ao troféu que será entregue ao melhor treinador ou treinadora do torneio que começa no dia 16 de outubro, com a etapa inicial em Recife.

“Laís quebrou vários paradigmas como atleta e como técnica. Ela teve uma contribuição dupla. Uma pessoa que sempre amou o basquete, e viveu para a modalidade. Fez história em Santo André, uma cidade que respira o basquete com influência total da nossa querida Laís. Infelizmente perdemos uma grande apaixonada e colaboradora no basquete nacional”, disse a vice-presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Maria Paula Gonçalves, a Magic Paula.

Natural de Garça (SP), Laís obteve conquistas importantes com a camisa da Seleção Brasileira: cinco vezes campeã Sul-americana (1965, 1967, 1968, 1970 e 1974) e duas vezes medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos (1967 e 1971). Em Campeonato Mundial, subiu ao pódio com o terceiro lugar em 1971, no Brasil, seguido pela quinta colocação no Peru, em 1964.

Depois de se aposentar, Laís Elena dirigiu por um período de 40 temporadas os times adulto e de base de Santo André. Entre as principais conquistas como técnica, se destacam o título da primeira edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), em 2011, o Campeonato Nacional de 1999 e o Campeonato Paulista de 1995.