A bola sobe para a edição de 2021 da Liga de Basquete Feminino (LBF), nesta segunda-feira (08 de março), Dia Internacional da Mulher, às 19h (de Brasília), com a partida isolada entre Vera Cruz/Campinas e AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, no ginásio de Esportes Gilman José Jorge Farah (AA Ponte Preta), em Campinas (SP). O duelo terá transmissão ao vivo pela TV Cultura.

O time campineiro, que é comandado pelo técnico Élcio Ortiz, chega a esta edição da competição nacional com a manutenção de suas principais jogadoras, reforçado de outros nomes, incluindo algumas jovens de futuro promissor. Destaques para as experientes Karla Costa, Tassia Carcavalli e Babi Honório.

Tassia Carcavalli / Foto: Fabio Leoni/Divulgação

“A expectativa é a melhor possível, pois a equipe vem treinando muito e as que chegaram estão se adaptando bem ao sistema de jogo, por isso, esperamos fazer um bom jogo de estreia, sabendo que vamos enfrentar uma excelente equipe de Catanduva. Espero uma LBF muito equilibrada esse ano, que os detalhes vão definir os resultados dos jogos”, analisou Ortiz.

“Estamos ansiosas para essa estreia, mesmo com o receio de como será daqui para frente por conta da Covid-19. Tivemos mais ou menos um mês de preparação para estarmos bem fisicamente e taticamente. E, vamos fazer de tudo para estrear jogando o nosso melhor para sairmos com uma vitória”, acrescentou a ala/armadora Tassia Carcavalli, do time campineiro.

“O time de Catanduva é rápido e intenso e não podemos bobear em nenhum momento do jogo. Vamos procurar conter a velocidade delas, se atentar ao equilíbrio defensivo e marcar intenso o tempo todo, além de escolher as melhores bolas no ataque”, complementou Tassia.

Já a equipe catanduvense, que é dirigida pelo técnico Cesamar Fernandes, retorna à competição nacional mantendo as suas principais peças na disputa do Campeonato Paulista, mas acrescido de algumas caras novas. Destaques para Thaissa Frediani, Natália Burian e Nicolle Chirinda.

Thaissa Frediani / Foto: Buenas Comunicação/Divulgação

“Como qualquer estreia, a expectativa é grande. Trata-se do nosso primeiro jogo na Liga de Basquete Feminino (LBF) depois de três anos e esperamos fazer ter um bom rendimento, mesmo sabendo que o adversário é forte, pois é o atual campeão estadual e o vice nacional. Além disso, é também bem estruturado e organizado, mas estamos confiantes em fazer uma boa partida”, comentou Fernandes.

“Primeiramente, estou feliz que o BAX Catanduva conseguiu voltar para LBF, feliz com o elenco e feliz por ser jogo de estreia. Evoluímos muito desde o primeiro treino em conjunto, espero que consigamos colocar em prática tudo que treinamos; estamos ansiosas e muito focadas para fazer um bom jogo”, completou a armadora da equipe catanduvense, Thaissa Frediani.

De acordo com o regulamento, na fase inicial, as oito equipes participantes se enfrentam em turno e returno para definir o posicionamento e os cruzamentos para os playoffs; as séries de quartas de final e semifinal serão disputadas em até três jogos cada, ao passo que a grande decisão será decidida em série melhor de cinco partidas.

A edição de 2021 da Liga de Basquete Feminino (LBF) seguirá um protocolo rígido contra o coronavírus, como por exemplo os jogos sem a presença de público.