Duelo inicial reverencia o Dia Internacional da Mulher

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Liga de Basquete Feminino (LBF) 2023 será aberta nesta quarta-feira (08 de março), com o duelo isolado entre Sesi Araraquara-SP e BAX Catanduva-SP, às 19h30 (de Brasília), no ginásio do Sesi, em Araraquara (SP). O jogo inicial, como vem sendo habitual, reverencia o Dia Internacional da Mulher.

O Sesi Araraquara, comandado pelo técnico João Camargo Neto, manteve a base da temporada passada e se reforçou, por isso já figura entre os favoritos. “Nossa estreia contra o time de Catanduva, que se reforçou bastante. Será bem difícil, até porque o primeiro jogo sempre gera uma expectativa e uma ansiedade maior. Respeitamos não só a equipe de Catanduva, bem como todas as demais, mas acreditamos na nossa equipe e esperamos fazer um bom jogo e conquistarmos a primeira vitória na LBF”, comentou.

Para esta edição da competição nacional, o Sesi Araraquara manteve a base do ano passado e trouxe a jovem ala Stephany Gonçalves e a experiente lateral Jaqueline de Paula, que estavam na AD Santo André. “Duas excelentes atletas que irão contribuir muito com a nossa equipe”, complementou Camargo.

Entre as remanescentes, destaques para Gabriela “Soso” Soares, Mariane “Nany” Carvalho, Izabela Andrade, Aline Moura, Jeanne Morais e Erika Leite.

Já o BAX Catanduva, dirigido pelo técnico Cesamar Fernandes, a expectativa é fazer uma temporada melhor. “A expectativa é boa, pois conseguimos montar uma equipe melhor e mais consistente, mais completa e agora temos peças de reposição. Contamos com jogadoras experientes e com maior capacidade de decisão. Desta forma, esperamos fazer um bom campeonato. A estreia será contra o atual campeão Paulista e que manteve a sua base, não perdendo nenhuma atleta e que ainda se reforçou”, analisou.

É um adversário entrosado e, talvez essa seja a nossa maior dificuldade, pois trouxemos jogadoras de vários clubes diferentes e não realizamos amistosos na pré-temporada. O nosso elenco vai mesclar a experiência com a juventude, com a tendência de crescer com a sequência do campeonato”, completou Cesamar.

Entre os reforços catanduvenses estão: Gil Justino (pivô – ex-Ituano), Tati Pacheco (lateral – ex-Ituano), Dry (pivô ex-São José dos Pinhais/Guaxo), a cubana Ineidis Casanova (armadora – ex-Basquete Pinda), Adryelle Francisco (pivô – ex-Vera Cruz/Campinas), Giovanna Carey (ala –ex-Cerrado Basquete) e Stéfani Silva (ala – ex-Basquete Pinda). Entre as jogadoras que seguem no elenco, destaques para Natália Burian, Thaissa Frediani, Carol Ribeiro e Juliana Maria.

Além destes dois times, a Liga de Basquete Feminino (LBF) contará ainda com AD Santo André-SP, Ituano Basquete-SP, Sampaio Basquete-MA, Sodiê Mesquita-RJ, Unimed/Campinas-SP e Unisociesc/Blumenau-SC.

Pelo regulamento, na fase inicial as equipes jogam entre si, em turno e returno, definindo as colocações finais (1º ao 8º colocado) e os confrontos da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final (1º colocado x 8º colocado, 2º colocado x 7º colocado, 3º colocado x 6º colocado e 4º colocado x 5º colocado). Posteriormente, ocorrem as séries semifinal (melhor-de-três) e final (melhor-de-cinco).