A disputa foi bastante acirrada, definida no desempate

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Líder da campanha da semifinalista Unimed/Campinas, Iza Sangalli foi eleita a Melhor Defensora da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa 2023). A ala/pivô foi escolhida por desempate na votação entre os treinadores dos oito clubes que disputaram a temporada.

A eleição teve empate técnico entre Iza e outras três atletas, que receberam dois votos, cada: Beatriz de Oliveira (Unimed/Campinas e vencedora em 2022), Maila Ciciardi (Sesi Araraquara) e Yasmim Gonçalves (AD Santo André). A premiação ficou com a capitã campineira por sua maior eficiência em estatísticas defensivas como roubos de bola e tocos.

Foto: João Marcos/Sampaio

Segunda mais eficiente de toda a LBF, com 18.8 pontos de média, a atleta de 1m82 e 28 anos foi a segunda em bolas recuperadas (2.7), logo atrás da companheira Cacá Martins (2.8). Foi a quarta na média de tocos, com 0.7.

Tetracampeã da LBF, Sangalli teve em 2023 os melhores números da carreira. Nas 19 partidas do clube paulista em 2023, teve double-double de média: 15.1 pontos (3ª cestinha em média do campeonato) e 10.4 rebotes por jogo (também 3ª da Liga), sendo apenas uma entre três atletas a alcançar o feito no ano, ao lado de Monique Teresa (Ituano Basquete) e Barbara (BAX Catanduva). Inclusive, liderou a Liga em double-double anotados em 13 jogos, no total.

Sua versatilidade e aplicação defensiva ajudaram a rotação do técnico Sidney Coppini Jr a fechar o ano com a terceira melhor defesa da temporada ao lado da AD Santo André, com apenas 69 pontos sofridos em média.