Imagem: Divulgação/FPB
Imagem: Divulgação/FPB

O Ituano Basquete estreou no Campeonato Paulista Feminino – 2020 com vitória sobre o Sesi Araraquara, por 66 a 57 (34 a 21 no primeiro tempo), na noite desta sexta-feira (16 de outubro), em duelo realizado no ginásio Municipal de Esportes Presidente Castelo Branco (Gigantão), na cidade de Araraquara (SP).

O time da casa, que renovou o seu elenco, iniciou melhor e logo passou a comandar o marcador, ficando ligeiramente na frente no período inicial, com boa performance de Juliana Maria (13 a 14). O segundo foi determinante para o resultado final, já que o Ituano cresceu e passou a comandar o marcador, pois a experiência das suas atletas – Ineidis Casanova (cubana), Palmira Marçal, Gil Justino e Joice Rodrigues – foi fazendo a diferença; com isso, o time comandado pelo técnico Antonio Carlos Barbosa abriu boa vantagem no marcador (21 a 07).

Palmira Marçal / Foto: Tetê Viviani/SESI
Palmira Marçal / Foto: Tetê Viviani/SESI

Na volta do intervalo, o clássico dos rubro-negros ficou equilibrado, com o crescimento das jogadoras mais experimentadas do Sesi Araraquara, com destaque para a armadora Tainá Paixão, mas ainda assim terminou com vantagem mínima do Ituano (18 a 17). No quarto final, a equipe da casa buscou a recuperação e chegou a baixar a vantagem, mas o Ituano soube se manter na frente para vencer na estreia (14 a 19).

As atletas mais efetivas foram Tainá Paixão (23 pontos, 03 rebotes, 05 assistências e 03 bolas recuperadas), Juliana Maria (10 pontos, 03 rebotes, 02 assistências e 02 bolas recuperadas) e Silvia Rocha (07 pontos, 07 rebotes, 01 assistência e 01 bola recuperada), pelo time da casa; Palmira Marçal (18 pontos, 07 rebotes, 02 assistências e 02 bolas recuperadas), Joice Rodrigues (16 pontos, 05 rebotes, 04 assistências e 03 bolas recuperadas) e Gil Justino (11 pontos e 05 rebotes), em favor do visitante.

“Tivemos um início, o primeiro quarto, mais ou menos, dentro do que prevíamos por ter uma equipe mais leve imaginei que pudéssemos ter um pouco mais de velocidade e foi isso que aconteceu, além disso, fizemos uma boa defesa e isso propiciou alguns contra-ataques e abrimos uma vantagem no começo, mas não conseguimos manter. O Ituano tem uma equipe mais experiente, com jogadoras de nível alto, mas conseguimos controlar no início, contudo, demoramos muito a pontuar no segundo quarto, que fomos muito mal ofensivamente e esses erros propiciaram que eles pudessem explorar alguns contra-ataques e acabamos perdendo a pegada defensiva por conta dos citados erros”, comentou o técnico Daniel Watfy.

“Deixamos que elas conseguissem abrir uma vantagem, até certo ponto, confortável. No final do jogo vimos que esse momento ruim no segundo quarto nos tirou a chance de uma história diferente; na volta do intervalo, a equipe se portou melhor, mais tranquila e podendo atacar mais equilibrada, tanto é que fizemos 21 pontos no primeiro tempo e 36 no segundo; se tivéssemos conseguido o mesmo potencial ofensivo do primeiro, poderíamos ter vencido o jogo. O que deixamos de marca positiva foi a superação nos dois quartos finais, quando imprimimos um ritmo melhor e maior, mas ainda falta um pouco de experiência para algumas jogadoras e chegar num ponto melhor de nível técnico individual e coletivo, no entrosamento, mas nós enfrentamos um dos candidatos ao título”, complementou o técnico do Sesi Araraquara.

“A volta foi como esperávamos, a ansiedade no começo do jogo pesou um pouquinho, afinal [foram] 6, 7 meses longe das quadras e do ritmo de jogo em si. Acredito que meu desempenho deve-se muito às minhas companheiras também, que me deixaram em ótima posição para que eu convertesse as finalizações. Com a sequência de jogos, a tendência é melhorar e ir evoluindo, mas para um retorno foi um bom começo e uma boa vitória”, comentou Palmira Marçal, lateral do Ituano.

Tainá Paixão / Foto: Tetê Viviani/SESI
Tainá Paixão / Foto: Tetê Viviani/SESI

O Sesi Araraquara buscará a recuperação enfrentando o Pró-Esporte/Sorocaba, no dia 25 de outubro (domingo), às 18h (de Brasília), no ginásio Municipal de Esportes Doutor Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP). Já o Ituano Basquete encara o Apagebask/Guarulhos, na sexta-feira (23 de outubro), às 19h (de Brasília), no ginásio Doutor Prudente de Moraes, em Itu (SP).

Sequência
O Campeonato Paulista Feminino – 2020 prossegue neste sábado (17 de outubro), às 11h (de Brasília), com a partida que marca as estreias do Vera Cruz/Campinas e do Pró-Esporte/Sorocaba, no ginásio de Esportes Gilman José Jorge Farah (AA Ponte Preta), em Campinas (SP).

“Estreia muito difícil, contra o atual campeão e um dos favoritos ao título deste ano. Será a primeira partida após o longo tempo sem competições e nossa proposta é melhorar a cada jogo e terminar o campeonato da melhor maneira possível”, analisou o técnico Marcinho, do time sorocabano.

A partida terá transmissão ao vivo pela TV FPB, através do Canal da GCS Sports no YouTube.