Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Em mais um jogo disputado até o fim, o Ituano Basquete venceu o duelo de clubes de futebol da Liga de Basquete Feminino (LBF – 2021). A equipe paulista derrotou o Sampaio Basquete por 74 a 68 (39 a 31 no primeiro tempo, neste domingo (25 de abril), no ginásio Municipal Ditinho Xavier, em Itu (SP).

A experiente Palmira Marçal foi a melhor anotadora ituana, com 22 pontos em 33 minutos. A lateral foi eleita a Melhor Jogadora da Partida. A cestinha do duelo, no entanto, foi a pivô tricolor Gil Justino, que marcou 26 pontos e apanhou 07 rebotes.

Outros nomes do jogo foram Leticia Josefino, que veio bem do banco para somar 14 pontos para o Ituano em 18 minutos e as bolivianas Débora da Costa e Jeanne Morais, que anotaram outros 14 pontos cada.

O galo segue firme na briga pela primeira posição da temporada. Divide a ponta com o Vera Cruz/Campinas, com quatro vitórias em cinco jogos, mas fica atrás pelo saldo (39 a 26). As duas equipes paulistas se enfrentam na quinta-feira (29 de abril), às 19h30 (de Brasília).

“[Quero] exaltar a coletividade do grupo, elas têm me deixado sempre em boa posição. Sempre que ganho uma premiação individual, temos que falar do grupo, porque é um grupo que está crescendo coletivamente e está melhorando gradativamente. Fico muito feliz pela minha atuação, mas muito se deve em parte por minhas companheiras, que têm sido muito solidárias”, relatou Palmira Marçal, do representante paulista.

“Vitória importantíssima dentro de casa, contra um grande adversário. Estou muito feliz que ganhamos esta partida, mas agora temos mais um rival duríssimo pela frente, que é o Vera Cruz/Campinas”, acrescentou a armadora Alana Gonçalo, também do Ituano.

“Acredito que do primeiro jogo para este, nós evoluímos muito. Tivemos alguns ajustes e funcionou em partes. Nossa equipe peca um pouco nos apagões no decorrer dos jogos; passamos um tempo sem pontuar. Hoje, passamos quase 4 minutos sem pontuar e isso não pode acontecer, porque pode nos custar o resultado positivo. Esse campeonato está equilibrado demais, acredito que a LBF mais equilibrada nesses 10 anos. Então, os pequenos detalhes fazem toda a diferença. Mas, fiquei feliz pela nossa evolução e pelos momentos bons que tivemos, feliz também pela nossa luta. Acredito demais nesse grupo e tenho certeza que iremos colher bons frutos lá na frente”, analisou Gil Justino, do time maranhense.

Foto: Juca Ferreira/Divulgação

 

O jogo
As equipes iniciaram o jogo com Alana Gonçalo, Palmira Marçal, Patty Teixeira, Iza Sangalli e Mari Dias, pelo Ituano, e Débora da Costa, Erika Leite, Luana de Souza, Jeanne Morais e Gil Justino para o Sampaio.

Assim como na partida anterior, o tricolor do Maranhão teve dificuldades na etapa inicial, quando o Ituano Basquete foi mais eficaz, sobretudo no garrafão (28×12 nos pontos internos), para vencer o primeiro tempo por 39 a 31. O Sampaio reagia sobretudo nas bolas de três.

Puxado pelo trio Débora, Jeanne e Gil, as maranhenses buscaram o placar no segundo tempo. Venceram o terceiro período, reduzindo o déficit para apenas dois pontos (54×52). No último quarto, intensificou o volume ofensivo que, mesmo com baixa eficiência, fez a equipe sonhar com a vitória. Faltando cinco minutos, Erika converteu cesta e falta que viraram o jogo para o tubarão (63×64).

O galo segurou o ímpeto adversário com as suas cestinhas do dia, Palmira e Leticia Josefino. A ala converteu todos os seis lances livres que bateu no período e ajudou a decretar a vitória rubro-negra.