No duelo das únicas equipes que ainda não haviam comemorado vitória na Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) – 2018, melhor para as visitantes. Comandado pelos 19 pontos de Maira Horford, que teve ótimos 79% de aproveitamento geral, e os 18 de Kelly Silva, o Funvic/Ituano não teve dificuldades para bater o Poty/BAX/Catanduva por 87 a 67 no domingo (04 de fevereiro), no atuando ginásio Municipal Anuar Pachá, em Catanduva (SP), e conquistar a primeira vitória de sua história. Julieta Ale, com 24 pontos e 12 rebotes, foi a principal pontuadora da partida.

“Hoje começamos a jogar dentro do que podemos render, com humildade, respeito e confiança uma com a outra. Funvic/Ituano é uma equipe de resiliência”, resumiu Kelly.

Com a vitória, a equipe de Itu deixou a lanterna da competição, que fica agora com as catanduvenses. Com a pausa para o carnaval, as equipes voltam à quadra nos dias 15 – Poty/BAX/Catanduva recebe a Uninassau -, e 16, quando o Funvic/Ituano enfrenta Santo André/APABA em Itu.

À frente no placar desde o começo, o Funvic/Ituano administrou o placar durante toda a partida. Com Kelly e Maira Horford afiadas desde o começo, o time de Antonio Carlos Barbosa venceu as duas parciais do primeiro tempo, levando 20 pontos de vantagem ao intervalo (49×29).

Na segunda etapa, a equipe seguiu mais eficiente, especialmente nas bolas de três (4 de 5, 3 delas convertidas por Lais), vencendo o terceiro período por 26 a 12. A equipe chegou a ter 33 pontos de vantagem, que se consolidada seria a maior registrada na temporada (superaria o próprio revés das ituanas em sua estreia – derrota por 29 pontos para o Vera Cruz Campinas). Mas Julieta Ale fez 13 pontos só no quarto período e a reação tardia do Poty/BAX/Catanduva evitou a derrota maior, invertendo o placar do período anterior (26×12 a favor). No final, a derrota por 20 pontos não foi a pior da temporada, mas fez com que a equipe caísse para a última colocação.

A técnica Fernanda Hartwig lamentou a perfomance da equipe, que não conseguiu aplicar a mesma intensidade apresentada contra o líder Vera Cruz Campinas. “Fiquei chateada pela forma que perdemos. Mas agora é cabeça erguida e muito treino. Estamos no começo; temos muito o que melhorar, mas não podemos nos acomodar. Temos que treinar forte e ir em busca da vitória”, analisou.

Kelly Santos fez 18 e a vitória enfim veio para o Funvic/Ituano / Foto: Márcio Costa-Poty Bax Catanduva
Kelly Santos fez 18 e a vitória enfim veio para o Funvic/Ituano / Foto: Márcio Costa-Poty Bax Catanduva