Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Com assinatura da experiente lateral Palmira Marçal, o Ituano Basquete derrotou o Basketball Santo André/APABA, no sábado (13 de março), por 91 a 90, no tempo extra, em jogo bastante equilibrado, disputado no ginásio Municipal de Esportes Benedito José do Espírito Santo Xavier da Silveira (Ditinho Xavier), na cidade de Itu (SP), válido pela rodada inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2021.

A experiente lateral é sempre muito regular, por isso, eficiente, mas muitas vezes passa despercebida por não tem um bom marketing pessoal, pois tem uma carreira repleta de títulos. Neste clássico tradicional do basquete paulista e nacional, Palmira Marçal teve uma atuação de gala ao assinalar 33 pontos, com nove bolas de três pontos convertidas (novo recorde da competição), e registrar a sua melhor pontuação na LBF.

“Foi uma partida nervosa, no começo a ansiedade pegou um pouquinho. Acredito que, no final, correu tudo bem, apesar da última bola com emoção, mas foi um jogo muito bom e de superação. Eu fico muito feliz por ter batido um recorde pessoal em duas categorias e, sempre digo, exalto o conjunto, minhas companheiras foram super solidárias e me deixaram extremamente em posição [para chutar], viram que estava com a mãozinha calibrada, insistiram com as bolas comigo e acabou dando certo; acabei batendo os recordes e fico muito feliz por ainda, nessa idade, poder estar contribuindo de uma maneira boa”, comentou a lateral Palmira Marçal.

 

Foto: Juca Ferreira/Divulgação

 

O jogo, como era de se esperar foi marcado pelo equilíbrio, com o time andreense ficando em vantagem, não tão extensa, nos três primeiros quartos. A reação da equipe ituana veio nos dez minutos finais, quando conseguiu empatar a partida, levando o jogo para a prorrogação. No tempo extra, o clássico seguiu acirrado, mas o Ituano Basquete conseguiu desgarrar um pouco e venceu por vantagem mínima, colocando um ponto final neste grande jogo.

Os outros nomes importantes foram Patty Teixeira (20 pontos e 07 rebotes) e Mariana Dias (14 pontos e 14 rebotes – double-double), pelo time da casa; a cubana Ariadna Felipe (20 pontos) e Jaqueline de Paula (20 pontos), em favor da equipe visitante. A armadora Joice Rodrigues, do Ituano Basquete, registrou um triple-double: 11 pontos, 10 rebotes e 12 assistências.

“Felizmente, a Palmira estava em uma noite inspiradíssima, para bater o recorde de 3 pontos, a Joice fazer triple-double, a Mari reboteira da partida, que sempre recebia críticas quanto a isso, a Patty discreta aparentemente, mas com 20 pontos, então achei que foi uma estreia emocionante, digna do torcedor do Ituano, que provavelmente gostou de ver um time vibrante na quadra, que não desiste”, analisou o técnico Bruno Guidorizzi, do Ituano Basquete.

 

Foto: Juca Ferreira/Divulgação

 

“A equipe está de cara nova, com jogadoras bem homogêneas, pois temos troca. O nosso adversário foi muito feliz, a Palmeira, por exemplo, bateu dois recordes, conseguindo um aproveitamento de mais de 60% nas bolas de três pontos, chutando de longe. A nossa equipe deu uma relaxada, mas o grupo está muito junto e unido, feliz e alegre, por isso acredito que tem muito e evoluir com a sequência de treinos e jogos”, comentou Arilza Coraça, técnica do Basketball Santo André/APABA.

As equipes agora aguardam uma reunião que ocorrerá entre a diretoria da Liga de Basquete Feminino (LBF) e os representantes das equipes para saber como ficará a sequência da competição com as medidas impostas pelo Governo do Estado de São Paulo, que determinou 15 dias de severas restrições, cancelando os eventos esportivos até o final do mês de março.