Serão várias atrações esportivas e muito entretenimento

A Liga de Basquete Feminino (LBF) realiza, neste sábado (19 de julho) o Jogo das Estrelas LBF Caixa 2023, no ginásio Municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP). A casa do Ituano Basquete receberá um dia inteiro com atrações e entrada gratuita ao público. Os ingressos, disponíveis no site especial do evento, deverão ser trocados por um quilo de alimento não-perecível cada, que serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade de Itu.

A grande festa reunirá as principais atletas da temporada para os já tradicionais Desafios Wilson de Três Pontos, Habilidades e Enterradas, além da principal atração, o Jogo das Estrelas, que terá o duelo entre os times LBF Stars e LBF Diamonds. A partida, marcada para as 16h, terá a transmissão ao vivo pelo sportv e pelo canal do UOL Esporte no YouTube.

Esta será a oitava edição do evento, que começou em 2014 e foi pausado entre 2020 e 2021, por conta da pandemia de covid-19. Será a primeira vez que o Ituano, campeão da LBF em 2021, irá receber o Jogo. Cada pessoa pode emitir até seis ingressos e o processo eletrônico de reserva exige um breve cadastro de identificação do torcedor. No dia do evento, basta apresentá-los por meio do código QR gerado, junto aos donativos.

Os portões abrem ao público às 08h e a programação começa às 08h30, com a Clínica de Basquete realizada pela NBA Basketball School para meninas de 10 a 17 anos. Às 11h45, acontece o Desafio 3×3, torneio quadrangular realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) que terá a participação de três equipes que disputam a LBF CAIXA – Ituano Basquete, SESI Araraquara e Unimed Campinas – e da De Rosis/FUPES/Santos, equipe convidada do litoral paulista.

Desafios
Às 13h15 (de Brasília), começam os Desafios que precedem a atração principal. No Desafio de Enterradas, sete atletas vão competir pela melhor “cravada” no aro, que estará a 2m75 do solo, trinta centímetros a menos que a altura oficial. Atual bicampeã (em 2019 e 2022 – o evento foi suspenso durante a pandemia de covid-19), a pivô Ju Souza, do BAX Catanduva, vai defender sua hegemonia. Também participam da disputa Monique (Ituano Basquete), Jenyff Moura (Sampaio Basquete), Thayná Silva (Sodiê Mesquita), Lê Lisboa (Unisociesc/BF Blumenau), Evelyn Larissa (AD Santo André) e Alexia (Sesi Araraquara). As enterradas serão avaliadas pelas notas do corpo de jurados composto por convidados ilustres da modalidade, presentes no evento.

No Desafio de Habilidades, outras oito atletas participam do circuito que exigirá agilidade e pontaria. Vence quem completar mais rápido o circuito que envolve drible, passe, velocidade e arremesso. Nesta etapa, as armadoras e alas/armadoras são as convocadas: Alana Gonçalo (Sampaio Basquete), Beatriz (Unimed Campinas), Joice Rodrigues (Ituano Basquete), Maria Paula Albiero (Unisociesc/Blumenau), Maila Ciciradi (SESI Araraquara), Tassia Carcavalli (AD Santo André), Nazinha (Sodiê Mesquita) e Ineidis Casanova (BAX Catanduva e também atual bicampeã, em 2019 e 22).

Já no Desafio Wilson de Três Pontos, os principais gatilhos da temporada correm contra o tempo enquanto arremessam, da linha do perímetro, 25 bolas divididas em cinco estações – uma delas, especial, valendo o dobro de pontos – em 70 segundos. Das oito participantes, avançam à final as duas que converterem o maior número de cestas. Foram convocadas a atual campeã, Lê Lisboa (Unisociesc/BF Blumenau), Patty Teixeira (Sampaio Basquete), Jaqueline de Paula (Sesi Araraquara), Larissa Carneiro (Ituano Basquete), Tati Pacheco (BAX Catanduva), Yasmim (AD Santo André), Thayná Silva (Sodiê Mesquita) e Cacá Martins (Unimed/Campinas).

Atração principal
Às 16h, as estrelas da LBF Caixa 2023 entram em quadra para o Jogo das Estrelas entre os times LBF Diamonds, composto por jovens talentos como Thayná Silva, da Sodiê Mesquita, duas vezes MVP da Liga (2021 e 2022), Gabriella “Sossô” Soares (ala do Sesi Araraquara campeã da AmeriCup pela seleção brasileira) e Maria Paula Albiero (armadora do Unisociesc/BF Blumenau, Revelação de 2022) e o time LBF Stars, formado por atletas já consagradas na história da Liga e com passagem pela seleção brasileira, como Patty Teixeira (ala do Sampaio Basquete, tricampeã da LBF Caixa e campeã pan-americana pela seleção), Palmira Marçal (ala do Ituano Basquete, tetracampeã da LBF CAIXA e atleta olímpica) e Iza Sangalli (Ala do Unimed Campinas, quatro vezes campeã da liga e campeã do PAN).

No comando das LBF Diamonds estarão os treinadores João Camargo, do Sesi Araraquara, e Rafael de Souza, o “Choco”, da AD Santo André, que se enfrentarão em uma das séries semifinais da LBF a partir do dia 04 de agosto. Do outro lado, o lendário Antonio Carlos Barbosa e sua auxiliar técnica, Patrícia Ferreira, do Ituano Basquete, comandarão as LBF Stars.

Mais
O entretenimento fora da quadra fica por conta do DJ Japa e do apresentador Leo Dias, que vão agitar o público com muita música durante o evento, e também com a Banda Next, que faz o show de apresentação no intervalo do Jogo das Estrelas. Patrocinadora oficial da LBF, a Caixa distribuirá brindes aos torcedores presentes. A Wilson, fornecedora da bola oficial da liga, também distribuirá presentes e terá uma loja pop-up no ginásio, com diversos produtos.