Os dois primeiros desafios são válidos pela segunda fase da competição que apontará os classificados para a FIBA World Cup 2023

Imagem: Divulgação

A Seleção Brasileira divulgou, na sexta-feira (12 de agosto), a lista final de convocados para os treinos que visam à disputa da próxima ‘janela’ das Eliminatórias para a FIBA World Cup 2023, nos dias 25 e 29 de agosto, contra Porto Rico e México, e para a FIBA AmeriCup 2022, no mês de setembro, em Recife (PE). Ao todo, 16 atletas fazem parte da pré-lista do técnico Gustavo De Conti.

Os atletas se apresentam para os treinos no dia 14 de agosto (domingo), no EC Pinheiros, em São Paulo (SP). No dia 21, com definição do número de atletas a ser feita pelo técnico Gustavo De Conti e comissão, o grupo viaja para os duelos válidos pelas Eliminatórias.

O selecionado nacional lidera o Grupo F das Eliminatórias, ao lado dos Estados Unidos, com cinco vitórias e uma derrota. O primeiro jogo será no dia 25 de agosto (quinta-feira), contra Porto Rico, às 21h10 (de Brasílias), no Coliseo Roberto Clemente, em San Juan. Já no dia 29 de agosto (segunda-feira), o confronto será diante do México, às 19h30 (de Brasília), em Jaraguá do Sul (SC), na Arena Jaraguá. Os dois duelos terão transmissão ao vivo pela ESPN.

Depois, a delegação brasileira viaja ao Recife (PE), para à disputa da FIBA AmeriCup 2022. A estreia será no dia 02 de setembro (sexta-feira), no ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), às 20h10 (de Brasília), diante do Canadá. Completam o grupo o Uruguai e a Colômbia.

Os jogadores Gui Santos, Raul Neto, Bruno Caboclo e Tim Soares pediram dispensa da convocação.

Convocados

Armadores: Yago Mateus (Ratio Ulm-ALE), Marcelo Huertas (Lenovo Tenerife-ESP), Rafael Luz (MoraBanc Andorra-ESP) e Scott Machado (Hapoel Eilat-ISR)

Alas/Armadores: Georginho de Paula (Sesi Franca Basquete) e Vitor Benite (Gran Canaria-ESP)

Alas: Didi Louzada (Portland Trail Blazers-EUA), Reynan dos Santos (Sesi Franca Basquete) e Leonardo Meindl (Urban Transylvania-ROM)

Alas/Pivôs: Gabriel Jaú (CR Flamengo), Rafael Mineiro (CR Flamengo) e Lucas Dias (Sesi Franca Basquete)

Pivôs: Lucas Mariano (Sesi Franca Basquete), Rafael Hettsheimeir (CR Flamengo), Augusto Lima (Unicaja-ESP) e Cristiano Felício (sem clube)

Comissão Técnica: Marcelo Sousa (diretor executivo), Diego Jeleilate (diretor técnico), Bruno Valentin (gerente administrativo), Gustavo De Conti (técnico), Helinho Garcia e Vitor Galvani (assistentes técnicos), Bruno Nicolaci (preparador físico), Frederico Santos (treinador de desenvolvimento), Carlos Andreoli (diretor de saúde e médico principal), Paulo Szeles e Anderson Nascimento (médicos), Denise Pereira (nutricionista), Felipe Tadiello (chefe da fisioterapia), Bruno Secco, Gabriel Peixoto, Rafael Plein e Bruno Diniz (fisioterapeutas), Paulo Henrique Pereira (massoterapeuta) e Thierry Gozzer (gerente de comunicação)