Ala/pivô Gabriel “Jaú” Galvanini foi o último jogador cortado

Imagem: Divulgação

O técnico Gustavo De Conti definiu, nesta segunda-feira (21 de agosto), os 12 jogadores da Seleção Brasileira para disputar a FIBA World Cup 2023. Despois de fechar os amistosos preparatórios, o treinador brasileiro anunciou o corte do ala/pivô Gabriel “Jaú” Galvanini.

Com isso, o selecionado nacional contará com esses jogadores:

Armadores: Marcelo Huertas (Tenerife-ESP), Yago Mateus (Estrela Vermelha-SRB) e Raul Neto (Fenerbahçe-TUR)

Alas/Armadores: George de Paula (Sesi Franca Basquete) e Vitor Benite (Palencia-ESP)

Imagem: Divulgação/CBB

Alas: Guilherme Santos (Golden State Warriors-EUA) e Leonardo Meindl (Tokyo-JPN)

Alas/Pivôs: Lucas Dias (Sesi Franca Basquete), Bruno Caboclo (Venezia-ITA) e Tim Soares (Nagoya-JPN)

Pivôs: Felipe dos Anjos (Andorra-ESP) e Cristiano Felício (Granada ESP)

A delegação nacional está em deslocamento para Jacarta, na Indonésia, sede do seu grupo na competição mundial. A estreia brasileira na FIBA World Cup 2023 está agendada para sábado (26 de agosto), às 06h45 (de Brasília), contra o Irã, na Indonésia Arena. Os demais compromissos do Grupo D na fase inicial acontecem nestas datas:

28 de agosto (segunda-feira): Brasil x Espanha, às 10h30
30 de agosto (quarta-feira): Brasil x Costa do Marfim, às 06h45
(*) Horário de Brasília (DF)

Forma de disputa: Duas equipes avançam por grupo. Caso o Brasil se classifique, jogará novamente na segunda fase nos dias 1º e 03 de setembro (sexta-feira e domingo). Se não avançar, também estará em ação nestes dias pelo processo de 17º a 32º.

Pelo formato de disputa, o Brasil joga em seu grupo na primeira fase, em turno único, completando três partidas. Os dois melhores selecionados avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com o Grupo H, composto por Canadá, França, Letônia e Líbano. Nesta etapa, o selecionado nacional realiza mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Ao final da segunda fase, duas nações se qualificam para as quartas-de-final, que é a primeira etapa eliminatória. Depois, ocorrem a fase semifinal e a grande final.

Para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 através da FIBA World Cup 2023, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas. Além do país, jogam a competição mundial pelo continente: Estados Unidos, Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.