Brasiliense é o único brasileiro no Draft 2022, que acontece nesta quinta-feira (23 de junho), no Barclays Center (Brooklyn)

Difícil controlar a ansiedade. Único brasileiro no NBA Draft 2022 (seleção de atletas novatos), que acontece nesta quinta-feira (23 de junho), no Barclays Center (Brooklyn/Nova York), Gui Santos vive a expectativa de ser escolhido por uma equipe da NBA após mais de um mês treinando nos Estados Unidos. O ala participou de dez treinamentos para franquias da liga, entre elas os finalistas Boston Celtics e Golden State Warriors (neste, inclusive, reencontrando o ex-companheiro de Minas, Leandrinho Barbosa) e espera que o presente de aniversário – completa 20 anos nesta quarta-feira, dia 22 – chegue mesmo que com um dia de atraso.

“É um pouco difícil controlar a ansiedade, especialmente nessa reta final. Estou mantendo a cabeça ocupada, assim o tempo passa mais rápido. Fiz bons treinos, fortes, de muita intensidade, e consegui mostrar o que posso fazer no ataque e na defesa, além da minha personalidade. Entre as equipes onde treinei, uma foi o Golden State Warriors, atual campeão da NBA, e estar lá naquele cenário, naquela estrutura inacreditável, foi uma experiência incrível. Fiz o meu melhor e ter a oportunidade de entrar na NBA seria o melhor presente que eu poderia ganhar”, afirmou Gui, ala da Seleção Brasileira.

O brasiliense Gui foi um dos principais destaques do basquete brasileiro na última temporada. Terceiro colocado na FIBA BCLA (2022) – repetindo a campanha de 2021 -, foi campeão da Copa Super 8 (2021) e único jogador da América Latina selecionado para o Nike Hoops Summit (2021) – o evento não aconteceu em razão da pandemia de COVID-19 -, além de liderar a equipe no terceiro lugar do NBB 2021-2022 com média de 10,1 pontos, 5,1 rebotes, 2,0 assistências e 11,4 de eficiência. Em 2021, foi eleito ‘Destaque Jovem’ e ‘Jogador de Maior Evolução’ do NBB. Em 2022, o ‘Sexto Homem do Ano’.