Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A terça-feira (27 de julho) foi agitada no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-22 Masculino / Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – 2021. Pelo Grupo A, com sede no ginásio Antônio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP), cinco jogos movimentaram o dia.

No primeiro jogo do dia, a ADRM/Maringá sentiu pela primeira vez o gosto de vencer na competição. Após sair derrotado em partidas apertadas, o time de Maringá fez ótimo jogo contra o Pato Basquete e venceu por 91 a 47.

Muito forte dentro do garrafão e com bom aproveitamento nas bolas de três pontos, a equipe do Maringá foi superior durante toda a partida contra o jovem time do Pato. Os destaques da vitória ficaram por conta dos duplo-duplos do ala/armador Paulino (15 pontos ,12 rebotes e oito assistências) e do pivô Matheus (14 pontos e 13 rebotes), além dos 14 pontos e sete rebotes do ala/pivô Guapi.

“Tivemos quatro jogos duros. Graças a Deus hoje conseguimos nos destacar com a vitória, estamos evoluindo a cada jogo. Venho treinando com o Maringá há pouco tempo, mas pude ter uma evolução grande dentro e fora da quadra. Agora é chegar firme nos outros jogos’’, comentou o número 15 do Maringá, Paulino.

O jogo também foi marcado pelos primeiros pontos de três jovens do Maringá, os quais foram muito comemorados pelo banco de reservas da equipe. Fernando (16 anos), Gabriel (18 anos) e Gustavo (18 anos) aproveitaram a oportunidade que o técnico Jamison Silva lhes deu. Pelo Pato Basquete, o cestinha do time e da partida foi o armador Gabriel Furlan, de apenas 17 anos. O garoto fez 19 pontos, distribuiu cinco assistências e coletou três rebotes.

O SC Corinthians Paulista manteve a boa fase e continua invicto. Dessa vez, a disputa foi com o Coritiba Monsters/Sociedade Thalia, que terminou com vitória do Timão por 73 a 59. Após um primeiro quarto muito bom por parte dos corintianos, o desenrolar da partida pautou-se no equilíbrio. O Corinthians abriu 12 pontos de vantagem no começo da partida e fez um jogo de controle contra os curitibanos.

Augusto, ala/pivô do alvinegro paulista, encerrou a partida com um double-double (14 pontos, 11 rebotes, quatro assistências e quatro bloqueios) e foi o destaque. Além dele, o ala Victor com 14 pontos, o pivô Alê Ludwig com 12 pontos e o armador Jean, com 11 pontos, quatro assistências e 100% de aproveitamento nos arremessos também comandaram o triunfo da equipe de São Paulo.

“Conseguimos controlar bem o jogo, nos mantivemos na frente sempre. Fomos muito bem na defesa e nos contra-ataques e, com isso, conseguimos manter a sequência invicta. Sou um jogador bem versátil, posso jogar em todas posições e contribuir com a equipe”, destacou o corintiano Augusto.

No Coritiba, time que lutou muito durante a partida, os melhores foram o ala Yuri (18 pontos e seis rebotes), o pivô Yohan (13 pontos e nove rebotes) e o ala Igor Santos com 12 pontos.

Na sequência, o Sesi Franca Basquete e o KTO/Caxias do Sul/Recreio da Juventude mediram forças em quadra. Focado na manutenção da invencibilidade, o representante de Franca fez jogo de muita intensidade e venceu tranquilamente, por 91 a 53.

O time francano mostrou que a defesa forte será um fator rotineiro. Nas cinco vitórias da equipe, a pressão na saída de bola adversária e o garrafão sempre bem protegido foram características que se repetiram. Aliando a defesa aos contra-ataques, o time do interior paulista conseguiu uma larga vantagem na partida de hoje.

O ala/pivô Márcio e o ala/armador Reynan foram os grandes contribuintes para o placar elástico: 20 pontos/sete rebotes e 20 pontos, respectivamente. Além deles, o ala Vitor com 14 pontos e cinco rebotes e o ala Du Klafke com 12 pontos e quatro assistências também foram pontos positivos.

“Viemos focados desde o início. Entramos em quadra pensando no Edu e no Kauã, demos mais de 100% por eles e agora é treinar porque tem mais. Sobre o destaque na partida, é tudo pelo time”, disse o francano Reynan.

Pelo Caxias, o melhor, novamente, foi o atleta Andrew, popularmente conhecido como Zion. O pivô anotou 16 pontos e coletou cinco rebotes.

Aquela vitória para comemorar. Em jogo pegado do início ao fim, o São José Basketball/Atleta Cidadão foi mais decisivo que o StockMed/União Corinthians e continua invicto. O placar final foi 83 a 76.

Em um dos melhores jogos desta rodada, dois bons times travaram um duelo equilibrado. Com 13 mudanças de liderança e seis empates durante o confronto, a partida só foi decidida nos minutos finais. Mais consistente no ataque com o ala Gregate (16 pontos, seis assistências e cinco rebotes) e o ala Pedro (19 pontos e sete rebotes), a equipe do São José conquistou a quarta vitória seguida no campeonato.

“É importante continuar invicto. Pegamos uma fase de grupos mais tranquila (comparada ao grupo B) e temos que chegar destruindo. Como eu tenho 17 anos, entro leve nas partidas, sem a responsabilidade de ‘carregar’ o time e estou conseguindo fazer as coisas certas”, analisou o ala da equipe do interior paulista, destaque da partida, Gregate.

Já o União Corinthians, que vinha de um resultado positivo, viu o cenário dos primeiros jogos se repetir. O time competiu, lutou até o fim, mas não teve a capacidade de finalizar a partida de forma positiva no momento decisivo. O ala Salatiel, o melhor da equipe gaúcha com um double-double (16 pontos e 13 rebotes).

“Nosso time é muito bom individualmente e tecnicamente, mas não estamos conseguindo encaixar por completo o sistema de jogo que o Athos (treinador) passa. Quando conseguirmos encaixar, vamos conseguir ganhar de todo mundo. Quando somos profissionais, temos que dar o máximo dentro de quadra”, comentou Salatiel.

O jogo que finalizou a rodada foi entre o São Paulo FC e o VipTech Campo Mourão Basquete/Assercam. Os dois times batalharam muito dentro de quadra, vibraram a todo momento em busca da vitória e quem levou a melhor foi a equipe paulista: 82 a 67.

Ainda que estivesse na frente do placar o jogo inteiro, o São Paulo via o Campo Mourão o vigiando de perto durante a partida e a vantagem raramente era maior que 10 pontos. Porém, a equipe do Paraná não teve força o suficiente para encostar ainda mais no placar, devido à boa defesa e ao ataque eficiente do tricolor nos momentos finais.

Os comandados de Dinho conseguiram manter a invencibilidade na LDB graças ao armador Matheus Eugeniusz (22 pontos, seis rebotes e seis assistências), o ala-armador Matheus Bernardo (16 pontos e quatro rebotes) e o pivô Márcio (14 pontos e seis rebotes).

“Estou muito feliz de estar com esse grupo. Já tínhamos jogado contra e por isso somos bem unidos. O jogo é jogado e um quarto não resolve a partida, vencemos pelo conjunto. Importante a vitória, continuar invicto dá moral”, comentou disse o são-paulino Matheus Bernardo. ‘’Sempre aprendi a não me frustrar nas bolas. Hoje, apareceu meu corte e é bom que as pessoas vão ver que não sou só chute. Tenho a confiança do técnico e do banco, tem dia que as bolas vão cair e tem dia que não vão cair’’, completou.

Pelo Campo Mourão, que fez partida digna, o ala Diniz (22 pontos) e o ala/armador Mencarini (19 pontos e quatro rebotes) foram os destaques.

Grupo B
Pelo Grupo B também foram disputados cinco jogos, todos no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). Entre os destaques estão a primeira vitória do CR Flamengo na competição e a ótima partida coletiva do Rio Claro/ABDC, que ganhou pela terceira vez consecutiva, assim como o Zopone/Bauru Basket. Além disso, o Praia Clube/Gabarito também triunfou pela primeira vez.

O CR Flamengo abriu o dia conquistando sua primeira vitória. Depois de duas derrotas, o time rubro-negro desencanto na competição ao bater o Cerrado Basquete, por largos 94 a 57. Logo no início da partida, o clube carioca abriu uma boa vantagem e colocou 14 a 6 no marcador, mas viu o Cerrado diminuir a diferença ao final do período inicial (22 a 16). Já a partir do segundo quarto, o Flamengo dominou as ações de quadra e contou com atuação dominante da dupla de pivôs Ruan e Maciel.

Ruan, por sua vez, finalizou a partida com um double-double  de 24 pontos e 13 rebotes e liderou o jogo nas duas estatísticas. Já Maciel ficou com 22 pontos e seis rebotes, além de uma ótima atuação defensiva.

“Não fomos bem nos últimos jogos, então tentei dar o meu melhor, puxar a equipe, jogar o meu basquete”, comentou Ruan, pivô da equipe carioca.

Pelo lado do Cerrado, os destaques foram o pivô Serjão, que fez 12 pontos e nove rebotes, além das já características enterradas. O armador Robsinho foi o cestinha do time brasiliense, com 13 pontos e mais seis assistências.

“Como um dos mais experientes do time é sempre bom estar puxando essa pontuação”, comentou Serjão. “Viemos com uma proposta de diminuir os rebotes da equipe do Flamengo, mas acabou não dando certo. Fica de lição, estamos bem na competição, é pensar no próximo jogo”, completou o pivô do Cerrado.

No segundo jogo do dia, o Zopone/Bauru bateu o BRB/Brasília em uma partida cheia de reviravoltas. Com mais de 50% do perímetro, a equipe do interior paulista fechou a partida com um placar de 85 a 63. A equipe bauruense começou a partida com mais de 50% nas bolas de três, feito esse que se estendeu durante todo o jogo. Igor Araujo, armador da equipe, liderou no critério e acertou cinco bolas em nove tentativas, totalizando 22 pontos.

“Hoje, a minha mão estava boa, consegui acertar bastante. Preciso agradecer também aos meus companheiros por confiarem em mim. A equipe também mandou bem nesse quesito, acredito que eu, enquanto armador, fiz bem o meu trabalho”, comentou Igor Araújo, armador do Bauru.

O time brasiliense conseguiu se recuperar durante o terceiro período e chegou inclusive a ultrapassar o marcador. Porém, não sustentou a vantagem e levou a virada ainda no terceiro quarto. Com 11 pontos, o ala/pivô Felipe Esteves foi o maior pontuador da equipe na partida, seguido pelo ala Enzo Aguiar e pelo pivô Cadu, ambos com 10 pontos.

“O que mais o time está sentindo é o cansaço físico. Faltou perna para conseguir manter o placar. Nós nos preparamos bem, mas nesse estilo de campeonato é difícil demais. O que não podemos fazer é abaixar a cabeça, devemos sempre entrar focados em ganhar os jogos”, disse Gabriel, armador do Brasília, que terminou com oito pontos, 10 rebotes e seis assistências.

No último quarto o Bauru voltou a dominar a partida. Foram 19 pontos convertidos e apenas nove sofridos. Além do Igor, Danilo e Samuel também tiveram ótimo desempenho nas bolas de três pontos, tendo cada um dos atletas convertido três cestas.

Com seis jogadores pontuando mais de dois dígitos na partida, o Rio Claro fez bom uso do coletivo e saiu vitorioso no embate contra o Basquete Cearense. Foram incríveis 60 pontos de vantagem no placar final que acabou em 105 a 45.

Além de pontuar bem, a equipe do Rio Claro limitou os cearenses a apenas quatro pontos no primeiro período e oito pontos no segundo e no quarto. Entre os diversos destaques do Rio Claro estão os alas/pivôs Anderson, que teve 15 pontos e seis rebotes, e João, que conseguiu 15 pontos e cinco rebotes.

“Nos diferenciamos pelo coletivo, temos uma equipe atlética que defende muito bem. Individualmente eu fui bem, mas a equipe também está de parabéns” disse Arthur, ala do Rio Claro, que terminou com 14 pontos, 11 rebotes e duas assistências.

Rafael Lassance foi o cestinha do Basquete Cearense, com 18 pontos. O armador também foi responsável por sete rebotes e cinco assistências, sendo o destaque do time nordestino na partida.

“Estamos trabalhando bastante para resolver nossos erros coletivos e individuais, sei que a próxima partida será diferente. A parte física também está pegada, estamos sentindo bastante” comentou Alysson Borges, armador do time.

O Praia Clube/Gabarito ganhou a primeira partida na competição. O jogo foi extremamente disputado, os mineiros foram superiores no segundo tempo e, após abrir uma vantagem de oito pontos, seguraram o resultado até o fim e venceram pelo placar de 83 a 69. Gabriel Collaço, ala do clube de Uberlândia, protagonizou uma ótima partida e conseguiu 26 pontos e sete rebotes. Emiliano, armador, também se destacou pelo time mineiro ao anotar 20 pontos, sete rebotes, três assistências e 25 de eficiência.

“O jogo foi igual em muitos momentos, mas fisicamente o nosso time foi melhor. Estava equilibrado, mas percebemos que em alguns momentos nosso time tinha ‘mais perna”, disse Cristiano Gama, técnico do Praia Clube.

Pelo lado do Mogi, o destaque foi o ala Henrique, que fez 22 pontos e nove rebotes, e funcionou também como uma válvula de escape pelo perímetro mogiano. Apesar de não pontuar tanto (dois pontos), o pivô Felipe ajudou bastante na defesa e terminou com 14 rebotes na partida.

“Tem muito talento na LDB. Há um mês esses meninos estavam sem time, não tinham lugar para jogar, e agora estão jogando e estamos vendo o tanto de talento que temos na nossa e nas outras equipes. É claro, nós já temos equipes que estão bem formadas, mas nós vemos a nossa equipe, um grupo recém-formado, com potencial para virar grandes jogadores, coisa que só a LDB tem. É bom mostrar isso, mostrar jogadores que futuramente possam jogar em diversos times”, afirma o Cris.

O anfitrião EC Pinheiros segue imbatível. Depois de duas largas vitórias sobre o BRB/Brasília e Praia Clube, a equipe anfitriã do Grupo B conquistou mais um triunfo acachapante, desta vez sobre o Minas Tênis Clube, pelo placar de 104 a 48.

O domínio pinheirense começou logo no primeiro período, vencido por 25 a 12. A partir daí a vantagem foi só aumentando a cada quarto e chegou até a casa dos 40 pontos na terceira parcial, o que permitiu com que o técnico David Pelosini desse mais tempo de quadra aos atletas mais jovens, como João Capela, Maicon Douglas, Daniel Moreira e Emanuel Silva.

Com jogo coletivo fortíssimo, o Pinheiros teve 10 de seus 12 atletas pontuando, sendo que seis deles registraram dígitos duplos na pontuação: o pivô Dikembe (17), os alas Gui Abreu (16) e Jonas Buffat (13), o armador Joãozinho Capela (13), o ala/pivô Paulo Scheuer (10) e o pivô Maicon Douglas (10).

“Sabemos da qualidade dos nossos jogadores, todos têm capacidade de pontuar e de se destacar. Um dia vai ser um, outro dia vai ser outro, mas o importante é sempre todos se destacarem”, declarou Gui Abreu.

Invicto com três triunfos em três jogos, o time do técnico David Pelosini permaneceu na ponta da classificação do grupo. Já o Minas segue sem vencer, agora com duas derrotas em duas oportunidades – foi derrotado pelo Cerrado Basquete na rodada de estreia na competição.

“Nosso time vem com uma sequência de crescimento, principalmente na parte defensiva. Ontem pecamos na defesa e hoje viemos com esse foco, de correr e se entregar mais” comentou Gui Abreu. “Para as próximas partidas vamos manter o mesmo foco, descansar, tentar corrigir os nossos erros e procurar melhorar”, finalizou o camisa 33 do Pinheiros.

A competição prossegue nesta quarta-feira (28 de julho), com jogos válidos pelo Grupo A, no ginásio Antonio Prado Jr. (CA Paulistano), em São Paulo (SP): ADRM/Maringá x SC Corinthians Paulista (09h), Coritiba Monsters/Sociedade Thalia x São José Basketball/Atleta Cidadão (11h15), VipTech/Campo Mourão Basquete/Assercam x Pato Basquete (13h), Caxias do Sul x São Paulo (15h45) e União Corinthians x Paulistano (18h) – todos no horário de Brasília (DF).