Com um segundo tempo irretocável, o Funvic/Ituano largou na frente nas quartas de final. Jogando ao lado de sua torcida, no ginásio Joaquim Dias, em Itu (SP), a equipe paulista derrotou a Uninassau Basquete por 69 a 59, na tarde deste sábado (28 de abril), contando com um quarto período excepcional da pivô Milena, contribuindo com 11 pontos e sete rebotes vinda do banco. Maira Horford foi a cestinha da vitória com 15 pontos e ainda seis rebotes e cinco assistências. Pela Uninassau, Gil Justino anotou 14 pontos.

A partida começou bem equilibrada, com as equipes se alternando liderança. No segundo período, a Uninassau voltou melhor e dominou toda a etapa com 14 pontos de seu garrafão, fazendo nove pontos de diferença no intervalo.

No segundo tempo, o time pernambucano não voltou pra quadra e viu o Funvic/Ituano iniciar a remontada. Liderado pelos 10 pontos da ala Maira Horford, o time da casa empatou e virou o jogo com duas bolas de três das experientes Joice e Palmira, fechando o terceiro período com parcial 22×10 e revertendo o déficit do primeiro tempo.

No último quarto, entrou em ação Milena. A pivô reserva resolveu a partida para o Funvic/Ituano, que abriu 9×1 na primeira metade. Milena contribuiu com 11 dos 18 pontos da equipe no quarto, também acrescentando sete rebotes. Entregue, a Uninassau não conseguiu reagir e acabou perdendo o jogo pela diferença que abriu no intervalo.

A série vai para Pernambuco, onde o jogo 02 acontece na terça-feira (1º de maio), às 16h00 (de Brasília). Se a Uninassau Basquete vencer, a terceira e decisiva partida acontece na quinta-feira (03 de maio), às 20h00 (de Brasília).

Gil foi a principal pontuadora do time pernambucano / Foto: Juca Ferreira-Funvic/Ituano
Gil foi a principal pontuadora do time pernambucano / Foto: Juca Ferreira-Funvic/Ituano

Blumenau vence fora
O Blumenau Basquete chegou ao Grande ABC com desfalque importante. A pivô titular Fernanda Bibiano ficou fora do jogo 01 das quartas-de-final por uma cirurgia emergencial na tireoide. Reserva imediata, Jennifer Nonato recebeu a chance de começar jogando e foi além das expectativas. Foi a cestinha da equipe na vitória por 83 a 71 sobre o Basketball Santo André/APABA, no ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André (SP).

A substituta fez 21 pontos e de quebra dobrou recorde pessoal em sua terceira temporada na LBF CAIXA. A pontuadora máxima do jogo foi a andreense Jaqueline de Paula, com 29 pontos.

Nonato liderou a ofensiva catarinense pela primeira vez na carreira / Foto: Jorge Bevilacqua-Santo André
Nonato liderou a ofensiva catarinense pela primeira vez na carreira / Foto: Jorge Bevilacqua-Santo André

A vitória deixa a equipe catarinense em situação favorável na série, podendo fechar o confronto na terça-feira (1º de maio), com a segunda partida no ginásio Galegão (18h00, de Brasília), em Blumenau (SC). Para a equipe paulista, só resta vencer e forçar o jogo 03 no dia seguinte (quarta, 02 de maio, 20h00 – de Brasília) para seguir às semifinais.

“A gente é um time muito unido, nosso clima é extraordinário. A gente se doou ainda mais, sabendo da importância desse jogo fora de casa, primeiro jogo do playoff. Hoje foi 200%”, comemorou Mariana Camargo, autora de 19 pontos, que sabe que nada está definido. ”A gente acompanha basquete a vida inteira e sabe que isso não quer dizer nada. Foi uma vitória muito importante, mas temos que tentar fechar já na terça”, completou.

Jaqueline de Paula reforça a confiança na equipe para reverter à situação. “Infelizmente não deu hoje, mas não tem nada perdido. Temos que erguer a cabeça e corrigir os erros e buscar a vitória em Blumenau. É um desafio, mas vamos pra cima”, concluiu a ala.

Mais uma vez, Jaqueline puxou a equipe e ficou a dois pontos de igualar seu recorde na LBF Foto: Jorge Bevilacqua-Santo André
Mais uma vez, Jaqueline puxou a equipe e ficou a dois pontos de igualar seu recorde na LBF Foto: Jorge Bevilacqua-Santo André