O ala chega para o lugar do norte-americano Dominique Coleman

A diretoria do Fortaleza/BC/CFO mostrou que está atenta ao mercado e não perdeu tempo para uma troca de fim de ano. O Carcalaion quer um desempenho melhor do que o 17º do primeiro turno do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) e anunciou, na noite de quinta-feira (26 de dezembro), o argentino Enzo Ruiz como novo reforço. O ala já está concentrado com os companheiros e apto para estrear contra o Caxias do Sul Basquete, fora de casa, nesta sexta-feira (27 de dezembro) na primeira das MegaRodadas da Virada. Chega para o lugar do norte-americano Dominique Coleman.

Foto: Divulgação/Fortaleza

Natural de Santiago Del Estero (ARG), Enzo Ruiz defendeu equipes como Argentino Junin, Quimsa, Ciclista Olimpico de La Banda, Union de Sunchales, Libertad Sunchales e Lanús em sua terra natal. O ala também já tem rodagem dentro do NBB, com cinco temporadas em seu currículo.

Estreou no principal campeonato de basquete do país na temporada 2018/2019 pelo Bauru Basket. Não se firmou e foi, na temporada seguinte, para o Rio Claro Basquete. Depois de um ano ausente com a questão da pandemia da Covid-19, foi recontratado pela equipe bauruense. Em seguida, sua melhor temporada no NBB foi o ano de estreia no Ceisc/EC União Corinthians, que teve médias de 13,1 pontos, 4,5 rebotes e 2,5 assistências, para uma eficiência de 12,2 em 16 partidas.

Na temporada passada, contribuiu com a campanha do time gaúcho que o levou pela primeira vez aos playoffs do NBB. Após se despedir ao final da temporada, protagonizou uma das histórias mais comoventes do ano no basquete nacional. Estava na linha de frente para ajudar pessoas do Rio Grande do Sul na tragédia das enchentes que devastou o estado. Desde então, estava no Olimpia Kings (PAR). Agora retorna ao NBB no meio da temporada, para melhorar suas médias gerais de 10,8 pontos, 3,4 rebotes, 1,9 assistências para 10,6 de eficiência que teve em 133 partidas. Muito mais do que seus números, a intenção é proporcionar mais vitórias ao Fortaleza/BC/CFO e impulsionar o Carcalaion à zona de classificação aos playoffs.

Flávio Espiga, treinador do Fortaleza/BC/CFO explicou em qual aspecto Enzo pode ser mais atuante para contribuir com o time. “Enzo é um jogador experiente, que conhece a nossa liga, é um exímio arremessador de três pontos e acho que ele vai nos ajudar bastante em cima dessas questões. A experiência que ele tem, é um jogador de uma escola de jogo coletivo, esperamos que ele tenha um aproveitamento bom de três pontos e possa ajudar a equipe a melhorar nesse fundamento, pois estamos precisando bastante”.