Os dois times tiveram mais um êxito jogando fora de casa

O turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) seguiu, nesta sexta-feira (27 de outubro), com a realização de dois jogos. O Fortaleza/Basquete Cearense e o Basquete Unifacisa venceram fora de casa e seguem com 100% de aproveitamento.

O Fortaleza/Basquete Cearense-CE alcançou a segunda vitória na competição ao derrotar o Coop São José Basketball-SP, por 82 a 78 (42 a 32 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP). Um excelente rendimento no segundo quarto foi determinante para o êxito do time cearense, visto que nos demais períodos a equipe joseense ficou na frente e chegou a baixar bem a diferença, mas sem conseguir se aproximar para tentar algo nos minutos derradeiros – 19 a 20 (primeiro quarto), 23 a 12 (segundo quarto), 17 a 20 (terceiro quarto) e 23 a 26 (quarto final).

Foto: Léo Lenzi/Agência NTZ

Os maiores pontuadores foram o venezuelano Pedro Chourio (27 pontos e 03 rebotes) e Renato Carbonari (25 pontos e 10 rebotes – double-double), pelo Coop São José Basketball; o norte-americano Dexter McClanahan (21 pontos, 04 rebotes e 05 assistências) e o argentino Sebastian Orresta (15 pontos, 05 rebotes e 03 assistências), em favor do Fortaleza/Basquete Cearense.

Com este resultado, o Fortaleza/Basquete Cearense figura entre os ponteiros, contabilizando duas vitórias. Já o Coop São José Basketball é o 14º colocado, ainda sem vencer no campeonato (02 derrotas).

No outro confronto da noite, a Unifacisa-PB bateu o Mogi das Cruzes Basquete-SP, por 82 a 68 (43 a 38 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, na cidade de Mogi das Cruzes (SP). A equipe paraibana ficou na frente nos dois quartos iniciais, sem desgarrar muito, mas comandando o placar. O Mogi foi ligeiramente melhor no terceiro quarto, mas a Unifacisa cresceu de produção e comandou as ações nos dez minutos finais para aumentar novamente a vantagem e vencer fora de casa – 21 a 19 (primeiro quarto), 22 a 19 (segundo quarto), 14 a 15 (terceiro quarto) e 25 a 15 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Luiz “Lupa” Santos (13 pontos e 03 rebotes) e Vitinho Roussenq (11 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), pelo Mogi das Cruzes Basquete; os argentinos Matías Solanas (16 pontos) e Facundo Corvalan (15 pontos, 03 rebotes e 04 bolas recuperadas), em favor da Unifacisa.

Foto: Suelenn Ladessa/Mogi Basquete

“Acredito que a vitória de hoje mostra a força de todo o nosso elenco, temos uma rotação muito forte, com jogadores que sempre contribuem muito bem quando entram em quadra e essa é uma das nossas maiores qualidades. Fizemos um bom trabalho defensivo durante a partida, permitimos alguns arremessos do Mogi que vão ser pontos a serem ajustados. Estamos muito satisfeitos em poder iniciar a temporada com as duas vitórias fora de casa. Nosso time tem um objetivo claro este ano, que é buscar as posições mais altas na tabela, sabemos que temos um bom elenco e vamos trabalhar bastante para alcançar nossos objetivos ao longo da temporada”, comentou o armador da Unifacisa, Facundo Corvalan.

A Unifacisa também aparece entre os líderes da competição, com duas vitórias. Já o Mogi das Cruzes Basquete é o 13º colocado, contabilizando duas derrotas.

A competição tem sequência neste sábado (28 de outubro), às 17h (de Brasília), com o duelo isolado entre EC União Corinthians e Botafogo FR, no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), em Santa Cruz do Sul (RS).

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).