O CR Flamengo levou a melhor no ‘Encontro das Nações’ ao derrotar o SC Corinthians Paulista, neste sábado (28 de dezembro), por 72 a 68 (42 a 33 no primeiro tempo), na rodada final do turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2019/2020, mesmo atuando no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São José), na zona leste da capital paulista. Com este resultado, o time comandado pelo técnico Gustavo De Conti garantiu a primeira colocação no final do primeiro turno.

E o duelo foi marcado pelas alternâncias no marcador e pela irregularidade das equipes, que não conseguiram manter uma atuação linear, alternando bons e maus momentos em quadra. Com esse panorama, o time paulista foi melhor no quarto inicial, com boa performance do armador/ala Ricardo “The Killer” Fischer nos arremessos de média e longa distância, mas o representante carioca reagiu prontamente no segundo e ficou em vantagem na ida para o intervalo, com presença importante do norte-americano Zach Graham – 18 a 26 (primeiro quarto) e 24 a 07 (segundo quarto).

Na volta do intervalo foi a vez do Timão mostrar um bom poderio de recuperação, tirando a diferença rapidamente e promovendo a virada no marcador, graças ao crescimento coletivo e ao bom rendimento do pivô Guilherme Teichemann. Nos dez minutos finais, entretanto, foi a vez do Mengão, com destaque para o armador argentino Franco Balbi e para o lateral Marquinhos Sousa, reassumir o comando do placar; o técnico Gustavo de Conti foi muito feliz nas trocas, visto que as mudanças deram mais consistência ao time carioca no momento de definição da partida – 08 a 24 (terceiro quarto) e 22 a 11 (quarto final).

 

O técnico Gustavo De Conti foi muito bem no quarto final / Foto: João Pires/JUMP
O técnico Gustavo De Conti foi muito bem no quarto final / Foto: João Pires/JUMP

 

Os principais nomes da partida foram Ricardo Fischer (22 pontos e 03 assistências) e Guilherme Teichmann (11 pontos, 10 rebotes e 05 bolas recuperadas – double-double), pelo time da casa; o argentino Franco Balbi (15 pontos e 08 assistências) e Marquinhos Souza (14 pontos e 08 rebotes), em favor do visitante.

“Vitória muito importante para o decorrer do campeonato. É normal ter essas oscilações depois de quatro dias de folga. Não sentimos a barriga cheia e conseguimos o nosso objetivo”, comentou o lateral Marquinhos Souza, do CR Flamengo.

Com a vitória, o CR Flamengo concluiu o turno da fase inicial na liderança isolada, com 13 vitórias e 02 derrotas, enquanto o SC Corinthians Paulista ficou no oitavo lugar, com 08 vitórias e 07 derrotas. Os dois times garantiram classificação para a Copa Super 8.

Foto: João Pires/JUMP
Foto: João Pires/JUMP