Basket Osasco volta a embalar e Blackstar/Unisociesc se reabilita

Imagem: CBB
Imagem: CBB

A disputa da Conferencia Gerson Victalino, na fase inicial do Campeonato Brasileiro – 2020, está grande, deixando a competição cada vez mais atrativa. Na terceira rodada do returno da fase inicial, disputada nesta quarta-feira (10 de março), no ginásio Oscar Zelaya (Botafogo FR), no Rio de Janeiro (RJ), Flamengo/Blumenau, Basket Osasco e Blackstar/Unisociesc venceram seus jogos.

O Flamengo/Blumenau manteve a primeira colocação ao derrotar o Anápolis Vultures, em jogo equilibrado, por 74 a 67 (37 a 33 no primeiro tempo). O time catarinense saiu na frente, mas nos dois períodos seguintes o representante goiano foi melhor e conseguiu equilibrar as ações; nos dez minutos finais, o Flamengo/Blumenau voltou a desempenhar um bom ritmo para desgarrar um pouco no placar e vencer mais uma – 22 a 14 (primeiro quarto), 15 a 19 (segundo quarto), 18 a 19 (terceiro quarto) e 19 a 15 (quarto final).

Foto: Divulgação/CBB

Os destaques foram o norte-americano Deonta Stocks (26 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Gabriel Henrique (15 pontos e 03 rebotes), em favor da equipe catarinense; Alef César (19 pontos, 05 rebotes, 05 assistências e 03 bolas recuperadas) e Nestor Neto (19 pontos e 03 assistências), em favor do time goiano.

“Jogo bem duro e físico, tivemos que defender muito, pois o adversário tem jogadores com característica de cortadores bem firmes, mas no final conseguimos sustentar mais a defesa. Tivemos que superar a sequência de partidas, não apenas pelo desgaste físico, já que alguns jogos exigiram bastante da equipe, pois foram decididos apenas no final”, analisou André Germano, técnico do Flamengo/Blumenau.

“Temos ido bem defensivamente, conseguindo baixar as pontuações dos adversários, especialmente dos seus principais jogadores, além de atacar de uma forma consciente, usando bem as vantagens que fomos adquirindo ao longo do jogo. Vamos continuar firmes, com a mentalidade vencedora nos dois próximos compromissos, que serão igualmente difíceis, mas que queremos vencer para seguir na liderança da nossa conferencia”, complementou Germano.

O Basket Osasco voltou a embalar na competição ao superar o Vila Nova/AEGB, por 79 a 55 (43 a 28 no primeiro tempo). O time paulista começou bem o jogo e não perdeu em controle em nenhum momento, ficando na frente em três períodos, apenas no segundo quarto houve empate; desta forma, construiu uma vitória convincente – 28 a 13 (primeiro quarto), 15 a 15 (segundo quarto), 16 a 13 (terceiro quarto) e 20 a 14 (quarto final).

Foto: Divulgação/CBB

Os atletas mais efetivos foram Luiz Paulo Lupa (15 pontos, 07 rebotes e 04 assistências) e Igor Avelino (13 pontos), pelo time paulista; Julius Jales (12 pontos) e Gui Santos (10 pontos, 06 rebotes e 03 bolas recuperadas), em favor da equipe goiana.

“Muito bom encontrar novamente o caminho das vitórias, hoje tivemos um volume bom tanto na defesa, quanto no ataque. Agora já começamos o trabalho para o próximo jogo”, analisou o técnico João Ricardo Lourenço, do Basket Osasco.

E o Blackstar/Unisociesc bateu o Botafogo FR, por 84 a 64 (47 a 24 no primeiro tempo). A equipe catarinense já começou o jogo em ritmo fortíssimo e logo passou a comandar o marcador, abrindo uma boa vantagem no primeiro tempo; no segundo, a equipe de Joinville administrou bem o placar favorável para vencer e se reabilitar na competição nacional – 19 a 05 (primeiro quarto), 28 a 19 (segundo quarto), 19 a 21 (terceiro quarto) e 18 a 19 (quarto final).

Foto: Divulgação/CBB

Os principais nomes da partida foram Eduardo Crespo (16 pontos e 06 assistências), Mauro Junior (16 pontos e 19 rebotes – double-double) e Michel Lourencini (16 pontos e 05 bolas recuperadas), pelo time catarinense; Douglas Correa (19 pontos e 03 rebotes) e Paulinho Boracini (18 pontos e 03 rebotes), em favor da equipe carioca.

“Esta foi uma bela vitória, em consequência da mudança de postura do time de um jogo para o outro, já que diante do Basket Osasco nós entramos muito apáticos e muito abaixo do que poderíamos fazer e com a qualidade do adversário ficou difícil reagir. E neste jogo sabíamos o que tínhamos que fazer e já entramos focados, com mudança de espírito e atitude, que nos deu uma gordura boa durante a partida para poder administrar no final”, comentou o técnico Jhonatan Cintra, do representante catarinense.

“Os atletas estão de parabéns pela mudança de espírito num tempo tão curto. Espera que a equipe mantenha essa pegada para as próximas partidas para que possamos sair com a melhor posição possível nessa primeira fase”, completou o comandante do Blackstar/Unisociesc.

A classificação de momento da Conferencia Gerson Victalino é esta: 1º) Flamengo/Blumenau – 14 pontos (06 vitórias e 02 derrotas), 2º) Basket Osasco – 14 pontos (06 vitórias e 02 derrotas), 3º) Botafogo FR – 13 pontos (05 vitórias e 03 derrotas), 4º) Anápolis Vultures – 11 pontos (03 vitórias e 05 derrotas), 5º) Blackstar/Unisociesc – 11 pontos (03 vitórias e 05 derrotas) e 6º) Vila Nova/AEGB – 09 pontos (01 vitória e 07 derrotas).

A quarta rodada do returno desta conferencia acontece na sexta-feira (12 de março), no mesmo local, com estes jogos: Anápolis Vultures x Blackstar/Unisociesc (13h30), Botafogo FR x Basket Osasco (16h30) e Vila Nova/AEGB x Flamengo/Blumenau (19h30) – todos no horário de Brasília.