Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí e Brusque/FME/Aradefe também obtêm êxito na jornada inicial do returno da Conferência Jatyr Schall

Imagem: Divulgação/CBB
Imagem: Divulgação/CBB

O returno da Conferência Jatyr Schall, no Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022, foi aberto nesta terça-feira (15 de março), na Arena Brusque, na cidade de Brusque (SC), e no Ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau (SC), com a realização de três jogos. O Flamengo/Blumenau, Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí e Brusque/FME/Aradefe iniciaram bem.

O Flamengo/Blumenau derrotou a líder AZ Araraquara, por 78 a 56 (38 a 29 no primeiro tempo), em jogo disputado no Ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão). O time catarinense dominou os dois primeiros quartos e passou a comandar o marcador, abrindo vantagem. A equipe paulista tentou a reação no terceiro quarto e chegou a baixar a diferença, mas o adversário voltou ao seu melhor ritmo nos dez minutos finais para vencer bem – 16 a 10 (primeiro quarto), 22 a 09 (segundo quarto), 16 a 24 (terceiro quarto) e 24 a 13 (quarto final).

Os destaques foram Gabriel Henrique (22 pontos, 03 rebotes e 03 assistências), Lucas Lima (12 pontos, 04 rebotes e 03 assistências) e Vinicius Gobor (12 pontos e 03 assistências), pelo time catarinense; Nezinho (16 pontos, 05 assistências e 03 bolas recuperadas) e Gustavo Scaglia (14 pontos e 06 rebotes), em favor da equipe paulista.

“Foi uma vitória muito importante, contra uma grande equipe, que estava invicta e que lidera a chave. Além disso, conta com grandes jogadores, é bem trabalhada e bem treinada. Tínhamos ciência da importância deste jogo, um confronto direto, e pelo nível de jogo que o time de Araraquara impõe. Mas, nos conseguimos impor um ritmo muito forte fisicamente e defensivamente, tirando as principais vantagens deles e os atletas que pontuam muito bem. Fizemos um jogo muito inteligente e soubemos superar os momentos que eles baixaram a diferença. Foi muito importante vencer, especialmente da forma como atuamos”, relatou o técnico André Germano, do Flamengo/Blumenau.

O Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí derrotou o Coritiba Monters/Grupo Barigui, por 81 a 58 (35 a 27 no primeiro tempo), atuando na Arena Brusque. A equipe paulista conseguiu a dianteira no marcador nos três primeiros períodos, conseguindo o comando do marcador, com uma boa vantagem. Apenas nos dez minutos finais o time paranaense conseguiu ser ligeiramente melhor, mas não alterou o panorama da partida – 14 a 13 (primeiro quarto), 21 a 14 (segundo quarto), 28 a 12 (terceiro quarto) e 18 a 19 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Rafael Castellón (19 pontos) e Lourival Junior (18 pontos), pela equipe paulista; Tarek Santana (12 pontos e 06 rebotes), Gabriel Soldi (10 pontos e 06 rebotes), Aieser Pereira (10 pontos e 05 rebotes) e Felipe Henrique (10 pontos e 03 rebotes), todos em favor do time paranaense.

“Conseguimos uma ótima vitória nesse returno, pois imprimimos uma boa defesa e o ataque rendeu muito bem. Nosso aproveitamento nos três pontos foi ótimo e nos mantivemos a frente o jogo inteiro. Estamos focados para o nosso objetivo final”, comentou o cestinha Rafael Castellón, lateral do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí.

O Brusque/FME/Aradefe bateu a ADRM Maringá, também atuando na Arena Brusque, por 79 a 54 (34 a 26 no primeiro tempo). O time catarinense esteve sempre na frente e construiu uma vitória sólida e sem sustos, fazendo sua vantagem crescer a cada período – 16 a 14 (primeiro quarto), 18 a 12 (segundo quarto), 20 a 12 (terceiro quarto) e 25 a 16 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Lucas Brito (16 pontos e 05 assistências) e Matheus Bernardo (15 pontos), pelo time catarinense; Jamison Junior (11 pontos, 06 rebotes e 05 assistências) e José Carlos Junior (11 pontos e 09 rebotes), em favor da equipe paranaense.

“Foi bom iniciar com vitória, pois a nossa equipe está pressionada e não pode errar no returno, uma vez que queremos alcançar a classificação. O time agora está preparado para disputar essa competição, já que havíamos treinado muito pouco quando iniciamos o turno. Por isso, acredito que a nossa performance venha a ser melhor daqui para frente. Conquistar a vaga é uma coisa difícil, mas temos chance e podemos conseguir a classificação. Tenho sempre falado aos jogadores que é um passo de cada vez, hoje foi com a ADM/Maringá e a competição segue”, explicou o técnico Marcio Andrade, do Brusque/FME/Aradefe.

A classificação atual da Conferência Jatyr Schall é esta:

1º) AZ Araraquara – 13 pontos (06 vitórias e 01 derrota)
2º) Flamengo/Blumenau – 12 pontos (05 vitórias e 02 derrotas)
3º) Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí – 12 pontos (05 vitórias e 02 derrotas)
4º) Brusque/FME/Aradefe – 10 pontos (03 vitórias e 04 derrotas)
5º) Liga Sorocabana de Basquete – 09 pontos (03 vitórias e 03 derrotas)
6º) Coritiba Monters/Grupo Barigui – 08 pontos (01 vitória e 06 derrotas)
7º) ADRM/Maringá – 08 pontos (01 vitória e 06 derrotas)

A segunda rodada do returno acontece nesta quarta-feira (16 de março), com esses duelos: ADRM/Maringá x Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí, às 17h, Coritiba Monsters/Grupo Barigui x Brusque/FME/Aradefe, às 19h15, ambos na Arena Brusque, e AZ Araraquara x Liga Sorocabana de Basquete, às 19h30, no Ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão) – todos no horário de Brasília (DF).