Federação Catarinense é hoje uma referência em termos de trabalho estadual

Imagem: FCB
Imagem: FCB

O domingo (03 de abril) marcou os primeiros títulos das categorias mais jovens do basquete catarinense em seu retorno ao calendário da Federação Catarinense de Basketball (FCB) após duas temporadas sem jogos estaduais. Foram três títulos disputados nas Copas Santa Catarina Sub-14 Masculina e Feminina, além da Taça FCB Sub-14 Masculina.

Assim como em 2021, a FCB escolheu os torneios de curta duração para iniciar o retorno das categorias após a pandemia. No total, as três competições somaram 76 partidas com 29 times inscritos (19 masculinos e 10 femininos). Agora os 400 meninos e meninas que disputaram as Copas, disputam os Catarinenses Sub-15, Sub-13 e Sub-12, competições com calendários mais extensos para se desenvolverem – com a opção de mais equipes participarem do estadual.

“A categoria ficou praticamente dois anos sem jogar, mas foi excelente ver isso retomando, os atletas sentindo esse ritmo de competição, jogos acirrados, garotos e garotas com muito potencial. Claro que, por tanto tempo paradas, elas sentiram o ritmo da competição e jogos em três dias consecutivos, mas o objetivo foi justamente de movimentar essa categoria para que, de alguma forma, compensem essas duas temporadas sem jogar basquete na quadra”, comentou o vice-presidente da FCB, Sérgio Carneiro, que acompanhou as finais da Copa SC Sub-14 Feminino em Blumenau.

Apesar do tempo parado dos atletas, um bom nível técnico foi visto em quadra nas competições que contaram com presença de público e muito apoio das mães, pais, familiares e amigos. O retorno também foi comemorado pelos técnicos e treinadores que puderam oferecer a experiência de competição aos jovens atletas depois de tanto tempo.

“O trabalho foi complicado durante a pandemia, imagino que tenha sido uma situação comum a todos, mas tentamos manter sempre o contato, fazer treinos online e depois voltamos aos poucos com treinos individuais. Nosso esforço foi para mantê-las em contato com o esporte, mas, por mais que a gente faça os treinos, o jogo é importante para aprender as lições de trabalho em equipe, delas viajarem com as colegas, se divertirem, viverem a sensação do jogo e terem uma medalha. Com certeza vai ser uma experiência única na vida delas pessoal e como atletas”, destacou a técnica do Mampituba, Gabrielle dos Santos.

As três competições foram realizadas pela FCB e contaram com o apoio da Trimania que, há 13 anos é parceira oficial do basquete.

S.R. Mampituba/FME Criciúma/SATC / Foto: Vitor Bett/Divulgação

 

Resultados

Copa SC Sub-14 Feminina
1 – S.R. Mampituba/FME Criciúma/SATC
2 – ACAMB/Basquete Campos Novos
3 – ADEPI/SEMEL/Yukaline
4 – Basquete Feminino Blumenau

Cestinha: July Cordeiro (ACAMB)
Destaque: Bárbara Bittencourt (Mampituba)

Copa SC Sub-14 Masculina
1 – Salesiano/Itamirim/ABI/FMEL
2 – OMDA/Tubarões/Palhoça
3 – AJAB/SECEL
4 – APABLA/Santa Rosa

Cestinha: João Rodrigues (Salesiano)
Destaque: João Rodrigues (Salesiano)

Taça FCB Sub-14 Masculina
1 – APAB Blumenau
2 – ADIEE/Avaí/FME (Florianópolis)
3 – IBBC/CEFID/UDESC/ FME (Florianópolis)
4 – Criciúma Basquete Clube

Cestinha: Vinnye da Silva (IBBC)
Destaque: Vinnye da Silva (IBBC)