Os participantes já poderão ser chamados para trabalhar em competições organizadas pela FPRB

Imagem: Divulgação/FPRB
Imagem: Divulgação/FPRB

Em mais uma ação da Federação Paranaense de Basketball (FPRB), através da coordenadora de Estatística, Gabriella Szpak, realizou o curso de estatística destinado aos interessados em participar de eventos e jogos dentro do estado do Paraná. O curso teve início na segunda-feira (05 de julho) e contou com 66 inscrições principalmente do estado do Paraná, mas também de outros estados como Paraíba, São Paulo, Santa Catarina, Bahia e Maranhão.

A professora Gabriella trabalha com estatística no basquete desde 2018 e conta no seu currículo com as competições do Campeonato Brasileiro de Clubes, em Curitiba, Campeonato Sul brasileiro de Seleções, em Apucarana (2019), Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) e Campeonato Brasileiro da CBB, entre outros.

Até sexta-feira (09 de julho), os interessados terão o curso específico para poderem trabalhar nos campeonatos da FPRB e em outros eventos do basquete com experientes estatísticos do Brasil: Felipe Dias, Viviane Bezerra e Márcio Carvalho, além da Gabriella Szpak.

“Atualmente o jogo de basquete pode ser traduzido em números que são destinados aos técnicos, assistentes e jogadores saberem e se informarem do rendimento de sua equipe e dos rivais, mas também servem para os jornalistas, imprensa, torcedores, enfim para todos os amantes do basquete que terão acesso a estes dados colhidos por estes profissionais”, declarou o presidente da FPRB, Marival Mazzio Junior.

“O curso é destinado a atletas, ex-atletas, acadêmicos, enfim a todos os interessados em conhecer um pouco mais a fundo os números do basquete e temos certeza que será um objeto a mais de conhecimento para todos os que se interessarem nestes dados”, comentou Garbiella Szpak.

O Curso está sendo realizado de maneira online e os participantes já poderão ser chamados para trabalhar durante as séries Ouro e Prata do Campeonato Adulto Masculino, Série Única do feminino e nos jogos das categorias de base, assim que forem liberadas as competições pelos órgãos competentes do Paraná.