Enaldo Batista, gerente de Arbitragem da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), é o responsável pela ministração

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com 150 inscritos, a Federação Paraense de Basketball (FPB) começou na segunda-feira (20 de junho), o Curso de Formação de Arbitragem. Com aulas práticas e teóricas, o curso, que está sendo ministrado pelo gerente de Arbitragem da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Enaldo Batista, vai até dia 06 de julho.

Imagem: Divulgação

A oportunidade que visa à formação dos profissionais da área tem como principal objetivo da federação o aumento e renovação do quadro de arbitragem do estado. “Aumentar o quadro de arbitragem faz parte das ações que estamos desenvolvendo para crescer a quantidade de partidas oficiais, principalmente nos campeonatos e torneios nas categorias de base. Capacitar novos profissionais interessados no basquetebol também contribui como incentivo ao crescimento do esporte de uma forma geral”, declarou Sergio Gluck Paul, vice-presidente Federação Paraense.

Além dos ensinamentos teóricos e práticos, os participantes também passarão por avaliações em quadra, na fase presencial, que está programada para o mês de julho, em Belém (PA). O conteúdo programático inclui regras de arbitragem, preparação física e conhecimentos técnicos.

“Estamos iniciando um trabalho que visa apoiar a participação de equipes do interior do estado nos campeonatos oficiais desenvolvendo polos da prática do basquetebol nessas cidades como Ponta de Pedras. Se formarmos oficiais de arbitragem nessas localidades podemos disputar jogos oficiais com melhor qualidade pelo interior do estado”, complementou o vice-presidente.

“É um curso de iniciação, com regras interpretações, o com conceitos básicos que precisamos para a formação de um oficial. Queremos renovar o quadro de arbitragem do estado e incentivar universitários, ex-jogadores e quem mais possa auxiliar e ajudar na fomentação do esporte”, finalizou Batista.