Entidade anuncia também os novos Beneméritos de 2022

Imagem: Divulgação/FCB

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) completou 27 anos de vida, no dia 31 de março (quinta-feira), com uma novidade que tem a ver com a história de todo o basquete catarinense. A entidade lançou oficialmente o Memória FCB, projeto que tem uma série de iniciativas para manter viva a trajetória de 108 anos do basquetebol em Santa Catarina. Diversas atividades serão realizadas para resgatar ainda mais as histórias do basquete catarinense e disponibilizada ao público, unindo isso com as novas mídias. O objetivo a médio prazo é criar um Museu Digital e Físico do Basquete no estado.

O pesquisador e historiador, Luiz Augusto Tridapalli Archer, autor da trilogia “O Basquetebol em Santa Catarina: 95 anos de história” e funcionário da FCB, é o idealizador do Memória FCB. Com o apoio do presidente Fábio Deschamps e do coordenador de Comunicação da FCB, Lucas Inácio, o pesquisador irá coordenar uma série de entrevistas com as personalidades do basquete catarinense a ser transformado em conteúdo de diversas mídias e disponibilizado para público e mídia.

“Através do resgate da memória do basquete catarinense, nós vamos apresentar ao público as histórias e visões das pessoas que fizeram e fazem a modalidade ser destaque no cenário esportivo catarinense e nacional. Vamos contar as histórias com imagens e depoimentos dos próprios personagens desses momentos marcantes e fatos curiosos. O objetivo maior é manter viva a história do basquetebol catarinense”, falou Archer.

O primeiro ano de projeto será realizado ao longo de toda a temporada, visando os grandes personagens do basquetebol que já foram beneméritos ou serão em 2022, conforme a lista anunciada. A partir daí, com o tempo, entrarão fotos históricas, documentos digitalizados, fotos de objetos e vídeos das pessoas que fizeram parte dessa história.

“Hoje a comunicação da FCB está estruturada com diversos meios para podermos manter viva a nossa memória de diversas formas. A gente tem um presente de muito sucesso, mas isso não existiria sem um passado também de sucesso. Santa Catarina ama o basquete desde sua chegada há 108 anos, então vamos resgatar e difundir esses conhecimentos ao máximo”, falou Fabio Deschamps, presidente da FCB.

Beneméritos
Em mais uma ação que marcou o aniversário de 27 anos da Federação Catarinense de Basketball (FCB), a entidade anunciou o retorno dos Beneméritos em 2022 e os nomes dos 20 homenageados da sétima turma. O “hall da fama” catarinense volta ao calendário oficial após dois anos e a comenda será entregue na cerimônia que, tradicionalmente, marca o fim de temporada do basquete da FCB. Os novos nomeados se juntam às 115 personalidades que já fazem parte dos beneméritos – a FCB também conta com cinco Grandes Beneméritos.

Os condecorados da Turma VII são esses: Adilson Nunes Pires, Algacir Wolanski, Anne Márcia Gonçalves, Bernadete de Lourdes Cândido, Cláudio Tubbs, João Kiyoshi Otuki (In Memoriam), Joece Elaine Carabagiale, Joel Roberto Benghi, José Bonifácio Telles, Kelvin Nunes Soares, Luiz Fernando Santoro, Marco Antônio de Paiva Aga, Paulo César Costa, Paulo Marcelo Soares de Macedo, Romu Romualdo Farias, Roud Moreira de Brito, Rubens Mascelani Filho, Shirlei Maria Kratz, Silvio Luiz Perini e Túlio César Laus de Souza

Beneméritos de 2019 / Foto: Divulgação/FCB