Os duelos semifinais são: Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí x Associação Atlética São Caetano e Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto de Rosis x Liga Sorocabana de Basquete

A primeira rodada da Fase Final do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2023, a ‘Divisão de Acesso’, será jogada nesta sexta-feira (1º de dezembro), na Arena Santos, na cidade de Santos (SP).

No primeiro jogo, o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí encara a Associação Atlética São Caetano, às 17h (de Brasília).

“É uma equipe que já joga junto há um bom tempo e se conhece bem. E já tem uma forma de jogar, então temos que tomar cuidado com os pontos forte que eles têm”, relatou William Drudi, técnico e jogador do Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí.

“Treinamos o ano inteiro para esse momento, sabemos que será um confronto difícil como foi durante a fase regular do campeonato. Vencemos em casa e fomos derrotados na casa deles, mas acredito num jogo equilibrado, como deve ser na outra partida também entre Basquete Santos e Liga Sorocabana. Estamos preparados”, destacou Marco Aurélio Sacheta, técnico da Associação Atlética São Caetano.

Na fase anterior aconteceu uma vitória para cada lado, prevalecendo o mando de quadra: 70 a 54, em favor da Associação Atlética São Caetano, no turno; 98 a 79 para o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí, no returno.

Na classificação geral da primeira fase, o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí ficou na primeira colocação, com 12 vitórias e duas derrotas, enquanto a Associação Atlética São Caetano ocupou o quarto lugar, contabilizando oito vitórias e seis derrotas.

Na sequência, o Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto de Rosis enfrenta a Liga Sorocabana de Basquete, ás 19h (de Brasília).

“Nos preparamos para um jogo muito difícil, que reúne dois times que se conhecem há um bom tempo: foram três jogos no Campeonato Brasileiro e agora no Paulista mais dois. Times que foram montados para chegar a esta etapa da competição. E agora o jogo único que vai decidir. Procuramos montar um sistema que possa diminuir o volume que a Liga Sorocabana tem na transição e também no rebote ofensivo. Na recuperação de bola eles saem bem rápido. Esse são pontos que trabalhamos, mas sabemos que vai ser um duelo difícil e respeitamos bastante o time de Sorocaba”, comento o técnico Daniel Leque, do Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto de Rosis.

“Nas outras duas oportunidades que tivemos de jogar com o Basquete Santos, infelizmente nós perdemos. Mas, ao longo da semana implementamos o nosso sistema de jogo, com novas jogadas, novos fundamentos para buscarmos o resultado positivo, que será muito importante para a Liga Sorocabana, atletas e cidade, pois queremos trazer mais esse campeonato para cá”, completou o ala/pivô Gabriel Soldi, da Liga Sorocabana de Basquete.

Na fase anterior ocorreram duas vitórias do Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto de Rosis: 73 a 59, em Sorocaba (SP), no turno, e 78 a 65, no returno, em Santos (SP).

Na classificação geral da primeira fase, o Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto de Rosis figurou na segunda colocação, com 11 vitórias e três derrotas. Já a Liga Sorocabana de Basquete apareceu no terceiro lugar, com 10 vitórias e quatro derrotas.

De acordo com o regulamento, os vencedores decidem o título do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2023 no domingo (03 de dezembro), ás 12h (de Brasília), atuando no mesmo local. Na preliminar, às 10h (de Brasília), ocorre a definição do terceiro colocado.