Na disputa pelo terceiro lugar, a França derrotou a Lituânia

Foto: FIBA
Foto: FIBA

Os Estados Unidos recuperaram seu lugar no topo do basquete sub-19 ao derrotar Mali, por 93 a 79 (42 a 40 no primeiro tempo), no domingo (07 de julho), em Heraklion, na Grécia, e conquistar a Copa do Mundo Sub-19 Masculina – 2019. Esta foi a sétima conquista norte-americana na história da competição.

Os Estados Unidos lideraram o primeiro tempo por apenas dois pontos, mas usaram uma corrida de 12 a 0 para começar bem o terceiro quarto e, na sequência, não vacilaram pelo resto do caminho.

Já Mali chegou ao vice-campeonato depois de ter feito a África se orgulhar de ter chegado à final, superando a marca anterior do 11º lugar no passado do torneio. Os atletas Hassan Drame e Abdoul Karim Coulibaly marcaram 17 pontos para o representante africano, que só havia conquistado uma vitória nas duas partidas anteriores nas competições.

Na disputa pelo terceiro lugar, a França derrotou a Lituânia (73 a 68), graças aos 33 pontos de Joel Ayayi. Foi a primeira medalha francesa na Copa do Mundo Sub-19, desde que o país terminou em terceiro em 2007.

O jogador mais valioso do torneio (MVP) foi Reggie Perry, dos Estados Unidos, e ele se juntou no quinteto ideal aos seus companheiros de equipe, Tyrese Haliburton e Oumar Ballo, além de Siriman Kanoute, de Mali, e Joel Ayayi, da França.

A classificação final é a seguinte: 1. Estados Unidos, 2. Mali, 3. França, 4. Lituânia, 5. Rússia, 6. Porto Rico, 7. Sérvia, 8. Canadá, 9. Austrália, 10. Grécia, 11. Argentina, 12. Letônia, 13. Nova Zelândia, 14. Filipinas, 15. Senegal e 16. China.

.