O polivalente Enéas Carvalho, nas artes Enézimo, atua como Mc de Rap, artista/educador, educador voluntário de Basquete, produtor de cultura e presidente da gravadora Paudedáemdoido. Já a sua história com a modalidade começou logo na infância, pois era aficionado pelo desenho animado dos Harlem Globetrotters, um time de Basquete-Show norte-americano, que seus integrantes se transformavam em heróis.

“Esses astros do basquete potencializaram meu imaginário”, contou Enézimo.

Poucos anos depois, a convite de um professor de Educação Física (o professor Carlão), Enéas deu início no esporte efetivamente. Da escolinha, o jovem teve a oportunidade de jogar como federado nas categorias de base, chegando até o adulto. “O rap sempre caminhou paralelamente na minha vida, até que se tornou minha profissão e o basquete se tornou só um prazer”, explicou o atleta/artista.

No decorrer dos seus dias, os dois amores (esporte e música) sempre andaram juntos, com isso Enéas criou algumas atividades que fundiam o Hip Hop e o Basquete. “Em uma dessas atividades me veio a vontade de criar a trilha sonora: e como missão dada é missão cumprida e tornei, até então um sonho, em realidade”, relatou.

Muitos anos depois surgiu a oportunidade de gravar o videoclipe “Basquete Rua”, contando com a produção musical do consagradíssimo DjNato_PK, o mesmo também scrathes com trechos da música do Dexter (509-E) no refrão, homenageando o maior jogador de todos os tempos: Michael Jordan. A direção/edição ficou a cargo do talentoso Julian Campos, da produtora BeatzHouse.

O clipe foi gravado na quadra do CESA Parque Novo Oratório, sede do time do bairro que Enéas integra desde 1986, o PNO Blowers. “Nesse vídeo contamos com as presenças ilustres de alguns ícones do basquetebol: Jaqueline de Paula (jogadora do Santo André, com passagem pela Seleção Brasileira), Jefferson Sobral (que atuou no LA Lakers, COC/Ribeirao, Franca, Vasco e Harlem Globetrotters, entre outros) e o youtuber 2PorCento, entre outros”, explicou Enézimo.

“Quero muito agradecer, todos os que participaram, apoiaram e ajudaram a produzir essa obra; todos os meus professores, técnicos e jogadores que compartilhei esse esporte maravilhoso ao longo desses anos. Um grande abraço a todos”, finalizou Enéas Carvalho.