O Kirolbet Baskonia, do armador Marcelinho Huertas, saiu na frente na série melhor-de-cinco do playoff – final da Liga ACB – 2017/2018 ao derrotar o Real Madrid, nesta quarta-feira (13 de junho), por 94 a 90 (39 a 39 no primeiro tempo), em grande jogo realizado no WiZink Center, em Madrid (ESP).

O duelo foi digno dos grandes clássicos e das grandes decisões do cenário mundial, com as duas equipes se alterando no comando do marcador e lutando bastante pelo resultado positivo, produzindo assim, lances de plásticos e difíceis. Com esse panorama, o Baskonia ignorou o mando de quadra do rival e iniciou bem a disputa, fechando o quarto inicial em vantagem (19 a 17), contudo, a equipe da casa reagiu prontamente no segundo e deixou tudo igual na parada do intervalo (22 a 20).

Os dois períodos seguintes foram ainda mais movimentados. O terceiro foi totalmente dominado pelo Baskonia, que abriu vantagem, graças ao seu bom desempenho defensivo, que brecou algumas bolas importantes do time da casa (28 a 19). Já no quarto final, o Real Madrid ficou na frente e chegou assumir o comando do placar, mas a equipe de Vitoria-Gasteiz não se desestabilizou e voltou a liderar para vencer a primeira fora de casa (27 a 32).

O armador Marcelinho Huertas conseguiu um excelente rendimento, não só em relação aos números, mas também na sua importante função dentro de quadra, ditando e controlando muito bem o ritmo da sua equipe, além das orientações constantes dadas os seus companheiros (isso também ocorreu mesmo quando Huertas não estava em quadra). Em 16min06 de atuação, o brasileiro anotou sete pontos, apanhou três rebotes e deu quatro assistências.

“Vitória importantíssima, mas só o primeiro jogo. Vamos nos preparar bem para a próxima partida, que vai ser tão dura quanto foi essa. Tentar controlar o ritmo do jogo e não deixar que o time deles jogue com euforia, que é quando são muito eficazes”, comentou Marcelinho.

“Temos que jogar com tranquilidade e não entrar em nenhum tipo de provocação e nem de arbitragem. Estar focados no plano de jogo somente”, complementou Huertas.

Os outros nomes de destaque foram Jaycee Carrol (20 pontos e 01 rebote) e Sergio Llull (14 pontos e 04 assistências), pelo Real Madrid; Luca Vildoza (16 pontos e 02 assistências) e Vincent Poirier (13 pontos e 05 rebotes), em favor do Baskonia.

O segundo jogo da série melhor-de-cinco do playoff – final da Liga ACB -2017/2018 acontece na sexta-feira (15 de junho), às 17h15 (de Brasília), novamente no WiZink Center, em Madrid (ESP).

Foto: Divulgação