Caxias e Joinville se enfrentam nesta quinta

Cestinha da partida, com 19 pontos, Dawkins liderou a equipe baiana à vitória / Foto: Raul Spinassé-LNB
Cestinha da partida, com 19 pontos, Dawkins liderou a equipe baiana à vitória / Foto: Raul Spinassé-LNB

O primeiro clássico nordestino pela fase de classificação da 10ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2017/2018 foi pintado de vermelho e preto. Com uma bela atuação coletiva, o Universo/Vitória superou o rival Solar Cearense, por 89 a 68, na noite desta quarta-feira (27 de dezembro), chegando ao terceiro resultado positivo consecutivo e mantendo 100% de aproveitamento dentro de casa, no ginásio de Cajazeiras.

Boa parte do triunfo rubro-negro se deve ao ótimo primeiro quarto realizado por seus jogadores. Com uma ótima defesa, que forçou seis erros ofensivos do ataque cearense e cedeu apenas dez pontos, e a mão calibrada no ataque, com quatro bolas de 3 pontos e 22 pontos totalizados, o Vitória abriu 12 pontos de vantagem na parcial inicial, fundamentais para o restante do duelo.

Responsável por ditar o ritmo rubro-negro dentro de quadra, Dawkins mais uma vez foi o destaque da equipe baiana. Em 28 minutos de atuação, o armador anotou 19 pontos, deixando a quadra como cestinha da partida, além de pegar quatro rebotes e distribuir duas assistências.

Apesar do resultado negativo, a grande atuação de Bruno Fiorotto não passou despercebida. O pivô liderou o Basquete Cearense em pontos e rebotes, chegando ao seu segundo duplo-duplo nesta temporada, com 17 pontos anotados e 12 sobras alcançadas.

Com o resultado desta quarta, o Vitória se manteve na sétima colocação do NBB CAIXA 17/18, agora com a mesma campanha do sexto, Sendi/Bauru Basket, com seis triunfos e quatro derrotas. Apesar da derrota, o Basquete Cearense também manteve sua posição (10°), com campanha inversa ao rival, de quatro resultados positivos e seis negativos.

Sem mais compromissos este ano, as duas equipes podem descansar e só voltarão a pensar no NBB CAIXA em 2018. O primeiro compromisso de ambos no novo ano será diante do Sesi/Franca Basquete, fora de casa. Enquanto o Vitória enfrenta a equipe paulista no dia 06 de janeiro, às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band, o Basquete Cearense joga no dia 08, às 20h10 (de Brasília).

Caxias e Joinville se enfrentam nesta quinta

O final de ano será de muito agito nas quadras. E uma das partidas que movimentará a competição nacional antes da virada de ano será o confronto de duas equipes do Sul do País. Nesta quinta-feira (28 de dezembro), às 20h05 (de Brasília), ao vivo pelo Facebook, Banrisul/Caxias Basquete e AABJ/Joinville se enfrentarão no ginásio Vasco da Gama, na Serra Gaúcha.

Dono de grande começo de temporada, o Caxias perdeu dois de seus últimos três jogos e deixou o grupo dos oito primeiros colocados pela primeira vez. Agora, com cinco vitórias em dez partidas (50% de aproveitamento), a equipe do Rio Grande do Sul está na nona posição. Um triunfo nesta quinta pode reaproximar o time do G-8.

Do outro lado, o Joinville vem de quatro derrotas consecutivas e caiu para o 13º lugar, com campanha de 22,2% de aproveitamento (duas vitórias em nove jogos). Depois de vencer a Liga Sorocabana, no dia 06/12, a equipe acabou derrotada por Mogi, Pinheiros, Vitória e Solar Cearense.

“Precisamos aplicar uma boa defesa e saber escolher as melhores opções no ataque para sairmos vencedores e fechar o ano com essa vitória, trazendo uma confiança maior para o ano de 2018. O time vem treinando forte e bem focado no nosso objetivo principal, que é a classificação aos playoffs”, disse Felipe Vezaro, segundo maior cestinha do Joinville, com média de 13,0 pontos por jogo.