CR Flamengo e EC União Corinthians também vencem nesta jornada

O EC Pinheiros-SP quebrou a invencibilidade do Sesi Franca Basquete-SP no Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024), nesta segunda-feira (13 de novembro), ao vencer o duelo realizado no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP), por 88 a 85 (52 a 41 no primeiro tempo).

Foto: Marcos Limonti/SFB

O time francano iniciou melhor e ficou na frente no quarto inicial, mas o EC Pinheiros reagiu prontamente e ficou em vantagem nos dois períodos seguintes, com destaque para a boa performance no segundo. Com isso, conseguiu a virada e abriu vantagem. Nos dez minutos finais, o Sesi Franca Basquete buscou a recuperação e baixou a diferença, mas sem conseguir a aproximação necessária para tentar algo maior no momento decisivo – 21 a 29 (primeiro quarto), 31 a 12 (segundo quarto), 21 a 20 (terceiro quarto) e 15 a 24 (quarto final).

Os maiores pontuadores foram Lucas Dias (23 pontos, 06 rebotes e 04 assistências) e Jhonatan Luz (13 pontos), pelo Sesi Franca Basquete; Jimmy Dreher (26 pontos, 07 rebotes, 04 assistências e 03 bolas recuperadas) e Felipe Ruivo (15 pontos), em favor do EC Pinheiros.

“Nosso grupo acredita no processo de desenvolvimento diário, luta muito dia a dia e tem algumas peças no elenco que precisam de um carinho especial. E o processo é lento, nós não conseguimos de o dia para noite transformar certas estruturas. Então, vencer pela segunda vez na temporada o campeão do mundo, na capital do basquete brasileiro é, como foi citou a pouco, histórico! União do time nas dificuldades é sem dúvidas o fator determinante de hoje à noite”, comentou o técnico David Pelosini, do EC Pinheiros.

Com este resultado, o EC Pinheiros ocupa a 14ª colocação na classificação geral, com duas vitórias e três derrotas. O Sesi Franca Basquete caiu para o terceiro lugar, com quatro vitórias e uma derrota.

O CR Flamengo-RJ deu sequência ao bom momento ao suplantar Cerrado Basquete-DF, por 89 a 71 (37 a 29 no primeiro tempo), atuando no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ). O Mengão esteve na frente nos dois períodos iniciais, usando bem o mando de quadra para liderar o marcador e abrir vantagem. Na volta do intervalo, o Cerrado Basquete ficou na frente no terceiro quarto, mas o CR Flamengo retomou o seu melhor ritmo no último período e fez a diferença crescer para vencer sem sobressaltos – 21 a 16 (primeiro quarto), 16 a 13 (segundo quarto), 20 a 23 (terceiro quarto) e 32 a 19 (quarto final).

Foto: Gilvan de Souza/CRF

Os atletas mais efetivos foram o húngaro Márkó Filipovity (23 pontos e 06 rebotes) e Gabriel “Jaú” Galvanini (17 pontos e 06 rebotes), pelo CR Flamengo; Gui Santos (14 pontos e 04 rebotes), os norte-americanos William Green (11 pontos e 06 rebotes) e Grantham Gillard (11 pontos e 03 rebotes), em favor do Cerrado Basquete.

O CR Flamengo está na quarta colocação na classificação geral, com quatro vitórias e uma derrota. O Cerrado Basquete aparece no 17º lugar, com uma vitória e cinco derrotas.

O EC União Corinthians-RS superou o Mogi das Cruzes Basquete-SP, por 74 a 66 (40 a 32 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), na cidade Santa Cruz do Sul (RS). O time gaúcho usou bem o fator quadra e comandou os dois quartos iniciais, assumindo o comando do placar e desgarrando. O representante paulista voltou melhor para o terceiro quarto e ficou na frente, assumindo a liderança do placar com vantagem mínima. No período final, o EC União Corinthians retomou o seu melhor ritmo e conseguiu vantagem para garantir o comando do placar e vencer – 22 a 15 (primeiro quarto), 18 a 17 (segundo quarto), 13 a 22 (terceiro quarto) e 21 a 12 (quarto final).

Os destaques foram o sérvio Radovan Djokovic (21 pontos, 03 rebotes e 08 assistências) e o norte-americano Duane Johnson (15 pontos, 12 rebotes e 03 assistências – double-double), pelo EC União Corinthians; Lucas Lacerda (19 pontos e 05 rebotes) e Guilherme Lessa (17 pontos, 04 rebotes, 03 assistências e 04 bolas recuperadas), em favor do Mogi das Cruzes Basquete.

Foto: Vinicius Molz Schubert/ECUC

O EC União Corinthians aparece no sétimo lugar na classificação geral, com quatro vitórias e duas derrotas. O Mogi das Cruzes Basquete ocupa a 18ª colocação, com cinco derrotas.

A competição prossegue nesta terça-feira (14 de novembro), com mais três jogos: Pato Basquete x Bauru Basquete, às 19h30 (de Brasília), no ginásio do Sesi, em Pato Branco (PR); SC Corinthians Paulista x São Paulo FC, às 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP); Botafogo FR x BRB/Brasília, às 20h (de Brasília), no ginásio Oscar Zelaya (General Severiano), no Rio de Janeiro (RJ).

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).