CR Flamengo, Praia Clube e Mogi Basquete também vencem na rodada

Imagem: Divulgação

O terceiro dia de jogos da Segunda Etapa do Campeonato Brasileiro Interligas – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB 2022) foi realizado no ginásio Azul (EC Pinheiros), em São Paulo (SP), proporcionando duelos de alta qualidade, onde alguns times se afirmaram na competição enquanto outros se colocaram em situações complicadas para encaminhar a classificação para a Fase Final. Destaque para o São Paulo FC, que venceu o BRB/Brasília e bateu recordes: maior pontuação nesta edição da competição de aspirantes, além do maior número de bolas de três num jogo desta competição.

Abrindo a jornada, o CR Flamengo carioca teve seu terceiro desafio da 2ª fase diante do Pato Basquete e conseguiu a vitória por 84 a 64. Apesar da disparidade no primeiro período de jogo, quando o Flamengo venceu por 30 a 5, o restante do jogo proporcionou algum equilíbrio. O segundo quarto, por exemplo, acabou empatado – 16 a 16 -, equilíbrio que continuou após o intervalo, quando o time do Rio de Janeiro liderou o terceiro período por dois pontos – 24 a 22 – e a diferença no quarto final foi de três – 19 a 16.

O destaque do jogo foi para Rafael Rachel, que anotou 18 pontos e pegou nove rebotes. O ala/pivô vem acumulando boas atuações na LDB em um time do Flamengo que chegou à sua quinta vitória no grupo A, ficando ainda mais próximo da classificação para a fase final.

O São Paulo FC o seu melhor jogo até aqui na Liga de Desenvolvimento. Venceu o Brasília por 120 a 53 – a maior pontuação alcançada nesta edição da LDB – e ainda bateu o recorde de maior número de bolas de três em um jogo da Liga de Desenvolvimento, foram 20 bolas durante a partida. O São Paulo FC teve ampla dominância durante o duelo, vencendo todos os períodos do jogo com efetividade e vigor físico.

Entre tantos destaques, o armador Pedro se sobressaiu com um double-double na conta. O camisa 3 anotou 36 pontos, além de 11 assistências, e a bola de três que decretou a quebra de recorde saiu de suas mãos no estouro do relógio. Quem também merece destaque é o camisa 8, Colina que deixou a quadra com 30 pontos – 9 bolas de três -, além de oito assistências. O São Paulo enfrentará na próxima rodada o Praia Clube, enquanto o Brasília encara o Pato Basquete.

Depois do jogo, Colina falou um pouco sobre a vitória e o recorde quebrado. “Não ficamos muito satisfeitos com a nossa primeira fase, por isso chegamos mais focados para a segunda. Hoje foi um dia bom, minhas bolas caíram e a partir daqui é só melhorar e conseguir a classificação”, comentou o camisa 8.

No terceiro jogo, o Praia Clube mostrou mais uma vez que tem uma defesa sólida, dessa vez, frente ao Basquete Unifacisa. O time de Uberlândia mostrou superioridade ao vencer todos os períodos do jogo e concretizando um placar de 85 a 43. Apesar de Menca sair como o cestinha da partida com 16 pontos na conta – 6 rebotes e 4 assistências -, foi o pivô, Guizão que ganhou o destaque do jogo. O camisa 18 chegou ao double-double, ajudando a equipe com 13 pontos, 10 rebotes, além de distribuir duas assistências e roubar 6 bolas.

Depois do jogo, Menca falou um pouco sobre a atuação do Praia e a proximidade de encaminhar a classificação do clube. “A gente vêm treinando muito forte no clube e agora estamos buscando uma vitória para conseguir a classificação. O que está fazendo a diferença é a nossa defesa e a disposição dentro de quadra, agora vamos pro hotel, estudar nosso próximo adversário que é o São Paulo”, disse o camisa 14. Na próxima rodada, o Praia enfrenta o São Paulo enquanto o Unifacisa encara o Campo Mourão.

O Campo Mourão e Mogi Basquete proporcionaram um grande confronto que acabou com vitória da equipe paulista, por 94 a 79. Os primeiros dois períodos do jogo foram de extremo equilíbrio, com um 20 a 20 no primeiro quarto e 21 a 20 para o Mogi. Se de um lado, o Campo Mourão depositava sua confiança em Zé Victor – 31 pontos e 10 rebotes (double-double) – o Mogi teve de novo a dupla Ziggy e Lelê roubando a cena. Ziggy chegou ao duplo-duplo com 11 pontos e 11 rebotes, além de 8 assistências, enquanto Lelê viveu seu terceiro jogo consecutivo marcando 30 pontos ou mais nesta LDB.

Depois do jogo, Lelê falou sobre sua atuação individual e a chance de classificação do Mogi. “Estamos bem focados e com o intuito de se classificar e precisamos ganhar jogos, é o que a gente vem falando sempre. Claro que dependemos um pouco do resultado de outras equipes, mas estamos focados em fazer o nosso trabalho. Estou me empenhando bastante para isso e estou colhendo os resultados de muito tempo, já passei por vários lugares e por muita luta mesmo, agora é o momento de desfrutar”, relatou o camisa 9 do Mogi.

O EC Pinheiros mais uma vez foi dominante em quadra, dessa vez contra o Minas Tênis Clube. O time paulista impôs seu ritmo de jogo como de costume e venceu todos os períodos do jogo com autoridade, concretizando um placar de 83 a 60. O destaque foi para um novato da equipe, o inglês Donaldson que anotou 20 pontos, sendo o cestinha da partida. O Pinheiros chegou à marca de oito vitórias e encaminhou sua classificação para a fase final da LDB. A próxima rodada colocará frente a frente, Pinheiros e Flamengo enquanto o Minas enfrenta o São José.

Após a partida, Eric Donaldson falou um pouco sobre sua estreia pelo Pinheiros e como está sendo sua passagem pelo Brasil. “Sou nascido em Coventry, na Inglaterra, mas cresci na América. Graças Deus estou aqui neste grande clube e por conta de problemas na minha documentação, só pude estrear agora pelo Pinheiros e estou muito feliz de estar aqui. A LDB é um grande campeonato, muita visibilidade e apoio dos torcedores, o Pinheiros vêm sendo incrível para minha evolução. Estou aqui há dois meses, mas venho aproveitando bastante o Brasil”, concluiu o camisa 3.

A nona rodada acontece na quinta-feira (25 de agosto), no mesmo local, com esses jogos: Praia Clube x São Paulo FC (09h), Brasília x Pato Basquete (11h15), Minas Tênis Clube x São José Basketball (13h30), Campo Mourão x Unifacisa (15h45) e CR Flamengo x EC Pinheiros (18h) – todos no horário de Brasília (DF).