Time anfitrião derrotou o São José Basketball, em jogo movimentado e acirrado, na decisão da competição nacional de aspirantes

Imagem: Divulgação

O EC Pinheiros-SP sagrou-se campeão da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB 2022), o campeonato nacional de aspirantes, ao derrotar o São José Basketball-SP, neste sábado (1º de outubro), por 80 a 77 (31 a 31 no primeiro tempo), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP).

No primeiro tempo cada time dominou um período, com o anfitrião EC Pinheiros conseguindo vantagem no quarto inicial e o visitante, São José Basketball reagindo no segundo e deixando tudo igual – 16 a 10 (primeiro quarto) e 15 a 21 (segundo quarto).

A equipe joseense manteve o quadro evolutivo e foi melhor no terceiro período, mas o time da capital paulista reuniu forças para reagir e conseguir a virada nos dez minutos finais para garantir a quinta conquista do nacional de aspirantes, com muita emoção – 16 a 22 (terceiro quarto) e 33 a 24 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram Yan Djalo (19 pontos, 06 rebotes e 03 assistências) e Jonas Buffat (18 pontos, 08 rebotes, 06 assistências e 04 bolas recuperadas), pelo EC Pinheiros; Vitor (25 pontos e 06 rebotes) e Serjão Conceição (18 pontos e 09 rebotes), em favor do São José Basketball.

“A frase da final é: ‘nunca desistir’. Mesmo quando não joga tão bem, como hoje, time bom consegue ganhar jogo. Vale ressaltar que o São José fez uma grande partida e soube explorar nossas falhas”, relatou o técnico campeão, Jhonatan Cintra dos Santos.

“Nem no melhor dos sonhos eu poderia imaginar que ganharíamos dois títulos tão importantes, o CBI no Rio de Janeiro com o sub-19 e a LDB, agora, com o sub-22. Quero agradecer ao Pinheiros pela oportunidade de trabalhar neste clube maravilhoso e ao David (Pelosini, técnico do adulto) pelo convite por confiar no meu trabalho”, complementou Jhonatan.

O ala/armador Jonas Buffat, atleta efetivo da equipe adulta do EC Pinheiros há algum tempo e que já foi convocado para a Seleção Brasileira Adulta, foi eleito o “jogador mais valioso” da final. “Não sei aonde buscamos a energia para reagirmos no último quarto, mas o que interessa é que o título é nosso”, comemorou o MVP.

 

Foto: Matheus Tahan/ECP

 

O terceiro lugar ficou com o SC Corinthians Paulista, que derrotou o CA Paulistano, no jogo anterior à decisão, disputado no mesmo local, por 72 a 62 (31 a 32 no primeiro tempo).